Domingo, 14 de fevereiro de 2016 - 00h06

O escritor Paulo Cordeiro Saldanha lança mais dois livros pela Scortecci Editora no dia 20 em Guajará Mirim: “Os Três Xerifes da Fronteira” e “Crônicas Guajaramirenses”. O evento será no auditório da Câmara de vereadores no dia 20 a partir das 19 horas. Em Porto Velho, os livros serão lançados no dia 04 de março na casa de Cultura Ivam Marrocos.
“Os Três Xerifes da Fronteira” é um livro que retrata a história e homenageia três importantes personagens de Guajará Mirim, verdadeiros “sentinelas avançadas” e “destemidos pioneiros”, como o Capitão Alípio da Silva e o policial João Pomba. “O terceiro é um mensageiro do bem, muito importante, que aparece como interlocutor dos demais “xerifes”, espécie de contraponto para que os diálogos fossem mantidos”, diz o autor, mantendo o segredo.
“Crônicas Guajaramirenses- Prosa que Desemboca em Humor” é, na opinião da professora e acadêmica Auxiliadora dos Santos Pinto, um livro onde “ecoam histórias singulares e uma imensurável quantidade de vozes, que, de forma fluída, representam, de certa forma, a História, a Cultura, a Memória e a Subjetividade dos povos dessa imensa fronteira da Amazônia rondoniense. A acadêmica Sandra Castiel, que prefaciou a obra, referiu-se a ela dizendo: “Cronista da vida na mata, da vida no entorno dos caudalosos rios regionais, Paulo Saldanha apresenta crônicas com múltiplos aspectos: sejam históricas, dissertativas ou humorísticas, todas, contudo, são perpassadas por uma natureza poética, natureza esta que brota do sentimento, da subjetividade do autor”.A Editora afirma que são narrativas que podem emocionar. São contos que podem comover!
O AUTOR
Paulo Saldanha nasceu em Guajará-Mirim (RO). É advogado e hoteleiro. Foi Presidente de bancos estaduais de Rondônia e Roraima, diretor do Banco da Amazônia e diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Cronista e romancista, é membro fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL) e membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia (ACLER).
Fonte: Alexandre Badra
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)