Terça-feira, 22 de março de 2011 - 11h58
Por maior lisura no trato com a coisa pública, professores, técnicos e estudantes, paralisaram parcialmente nesta terça-feira, as atividades no campus da Universidade Federal de Rondônia para protestar e denunciar o caos, desmandos e o abandono da Unir. A mobilização teve início ontem, com uma série de atividades realizadas pela a Associação dos Docentes da Unir – Adunir, no sentido de buscar a sensibilização quanto à gravidade da situação.
O dia de protesto começou às 8 horas no Campus José Ribeiro Filho, com atividades de bandeiradas e manifestações dos diversos setores e trabalhadores. Vários professores dos campi do interior também vieram reforçar o movimento. O Diretório Central de Estudantes – DCE da Unir aderiu ao movimento de protesto.
De acordo com a presidente da Adunir, professora doutora Walterlina Brasil, esse movimento visa chamar a atenção da sociedade quanto a grave situação reinante da Universidade Federal de Rondônia, que convive diariamente com a precariedade estrutural do campus, inúmeras obras inacabadas de laboratórios e departamentos, não recolhimento e conseqüente acúmulo de lixo, aparecimento constante de cobras e ratos, problemas de internet, equipamentos espalhados pelos corredores, falta gritante de sanitários em condições de uso, dentre outros problemas operacionais.
A situação da Unir em Porto Velho é tão dramática, que a Associação dos Docentes da Unir – Adunir, que coordena o movimento teve que alugar dois banheiros químicos, diante da falta de condições de uso de todos os sanitários existentes no campus.
Durante plenária foi produzido um documento a ser encaminhado a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior – Andes, Ministério da Educação, conselho superior e reitoria da Unir, dentre outros organismos federais. Uma carreata partindo do campus em direção a sede da Unir-Centro, organizada pelo movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Unir, foi programada para às 17 horas desta terça-feira.
Amanhã, quarta-feira, a Adunir através do movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Unir, prossegue com a mobilização, através da realização de palestras durante a manhã e tarde. Ao final, membros da Adunir se reúnem para avaliar o movimento.
Fonte/foto: Ascom/Paulo Ayres / Adunir
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)