Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Paralisação das atividades no campus da Unir



Por maior lisura no trato com a coisa pública, professores, técnicos e estudantes, paralisaram parcialmente nesta terça-feira, as atividades no campus da Universidade Federal de Rondônia para protestar e denunciar o caos, desmandos e o abandono da Unir. A mobilização teve início ontem, com uma série de atividades realizadas pela a Associação dos Docentes da Unir – Adunir, no sentido de buscar a sensibilização quanto à gravidade da situação.

O dia de protesto começou às 8 horas no Campus José Ribeiro Filho, com atividades de bandeiradas e manifestações dos diversos setores e trabalhadores. Vários professores dos campi do interior também vieram reforçar o movimento. O Diretório Central de Estudantes – DCE da Unir aderiu ao movimento de protesto.

De acordo com a presidente da Adunir, professora doutora Walterlina Brasil, esse movimento visa chamar a atenção da sociedade quanto a grave situação reinante da Universidade Federal de Rondônia, que convive diariamente com a precariedade estrutural do campus, inúmeras obras inacabadas de laboratórios e departamentos, não recolhimento e conseqüente acúmulo de lixo, aparecimento constante de cobras e ratos, problemas de internet, equipamentos espalhados pelos corredores, falta gritante de sanitários em condições de uso, dentre outros problemas operacionais.

A situação da Unir em Porto Velho é tão dramática, que a Associação dos Docentes da Unir – Adunir, que coordena o movimento teve que alugar dois banheiros químicos, diante da falta de condições de uso de todos os sanitários existentes no campus.

Durante plenária foi produzido um documento a ser encaminhado a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior – Andes, Ministério da Educação, conselho superior e reitoria da Unir, dentre outros organismos federais. Uma carreata partindo do campus em direção a sede da Unir-Centro, organizada pelo movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Unir, foi programada para às 17 horas desta terça-feira.

Amanhã, quarta-feira, a Adunir através do movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Unir, prossegue com a mobilização, através da realização de palestras durante a manhã e tarde. Ao final, membros da Adunir se reúnem para avaliar o movimento.

Fonte/foto: Ascom/Paulo Ayres / Adunir
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)