Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Para historiadores, pergunta no vesti/Unir era confusa



A pergunta relativa à História, no vestibular 2ª fase da Unir, prova realizada no último domingo, foi considerada por vários historiadores como sendo “confusa” ou “mal formulada”, e pode ter gerado erro de interpretação para os candidatos.

“Perguntaram sobre uma coisa que não existia”, resumiu o historiador Emmanoel Gomes da Silva, enquanto a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, historiadora Yeda Pinheiro Borzacov, foi clara: “A formulação estava errada e a Unir precisa, com urgência, analisar melhor essas questões, para evitar prejuízos futuros tanto para a instituição quanto para os candidatos”.

Na área de História, a questão foi: “A partir da segunda metade do século XX, o Estado de Rondônia experimentou um acelerado crescimento demográfico, especialmente entre as décadas de 60 e 80, quando a população aumentou de 70 mil para cerca de 500 mil habitantes. Apresente quatro fatores que justifiquem esse fenômeno.”

“Ora, disse o historiador Matias Mendes, como o aluno vai responder sobre o que não existia? O certo seria o enunciado iniciar assim: “A partir da segunda metade do século XX, o que é hoje o Estado de Rondônia...”, porque então o candidato se incluiria no tempo e no espaço, haja vista que no tempo ditado pelo enunciado, “... entre as décadas de 60 a 80...”, o Estado não existia”.

O historiador Dante Ribeiro da Fonseca, do Departamento de História da Unir, disse já ter-se posicionado várias vezes junto à reitoria sobre a elaboração dessas provas por uma banca em Mato Grosso. Ele, no entanto, admite: “Quanto à questão do Estado de Rondônia, não parece ser um problema muito grave, porque está se referindo a história do atual Estado de Rondônia”.

E acrescentou que “Quando falamos da História do Brasil em 1500, o processo é o mesmo; o Brasil não existia e foi construído após multissecular processo histórico”. No entanto, ele faz uma ressalva: “De qualquer forma seria melhor mencionar a palavra "atual" para evitar confusão. 

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)