Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Palácio da Memória Rondoniense abre com exposição indígena


Gente de Opinião

Palácio Presidente Vargas foi inaugurado há quase 70 anos

Inaugurado há 67 anos, o Palácio Presidente Vargas é, desde terça-feira (22), a principal referência como local para pesquisar a história do estado. Com o nome de Palácio da Memória Rondoniense, o espaço abriga, inicialmente, a exposição Memória Indígena: da Pré-história ao Contemporâneo. A abertura do   evento foi marcada por depoimentos de representantes de duas etnias, que falaram de sua trajetória e revelaram preocupações com o futuro do planeta.

A exposição faz parte de um programa nacional, denominado Primavera de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Até sexta-feira (25), das 9h às 18h, com entrada gratuita, a população terá acesso a filmes, debates e workshop com a temática indígena.

Gente de Opinião

Peças expostas na Primavera de Museus

O acervo, composto por mostra arqueológicas, zoológicas, etnográficas e paleontológicas, foi todo coletado na região em diversas ações de pesquisa.

Na abertura da exposição, o acadêmico de biomedicina Gerson Cassupá lembrou que, originalmente, seu grupo foi composto por milhares de indivíduos, mas está reduzido a 200 e moram em Porto Velho.

Cassupá destacou que sua tribo morava na região de Vilhena e veio para capital como força de trabalho na expedição do Marechal Rondon. Ao final da apresentação, ele contrariou pesquisadores e afirmou que a lendária mina de Urucumacuã existe.

Historiadores tratam Urucumacuã como lenda. Seria o lugar onde um príncipe teria escondido tesouros de seu povo para evitar que caísse nas mãos dos espanhóis no século XVI.

Adriano Caripuna, da tribo caripuna, manifestou que a exposição é um marco nos debates sobre a questão indígena, mas advertiu que falta muito para que a sociedade em geral saiba mais sobre a importância deste grupos para a vida do planeta. “Hoje, a gasolina está cara. No futuro, a gasolina será barata e a água será cara”, afirmou, referindo-se ao fato de que os indígenas, vistos como inimigos do progresso, são os verdadeiros protetores das reservas ambientais da região.

Gente de Opinião

Rodney Paes falou sobre utilização do Palácio

Rodney Paes, superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer, destacou que o governador Confúcio Moura manifestou há bastante tempo que o Palácio Presidente Vargas deveria ser entregue à população como um local para a preservação da história e a cultura do povo rondoniense.

Paes acrescentou que o governador acompanhou todo o processo de transformação do espaço. “Teremos, aqui, um museu moderno, do qual todos poderemos nos orgulhar”, assegurou.

O gabinete onde os governadores despacharam no palácio será mantido e será utilizado quando houver audiências para receber ministros de estado e embaixadores, por exemplo.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino e Daiane Mendoça
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio