Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

OS NEGROS AFRICANOS NO BRASIL PARTE VII


O Trabalho Escravo.

 

Na divisão social do trabalho, noventa por cento ou mais dos escravos eram destinados ás atividades da agroindústria açucareira, as atividades nas minas ou fazendas de café, os outros eram os chamados escravos domésticos.

Esses escravos, assim distribuídos na hora do trabalho, findam a faina cotidiana, eram recolhidos às senzalas. Onde se amontoavam sem nenhuma condição de higiene ou conforto.

Os escravos que eram do eito e do engenho, da faiscação ou plantação de café, trabalhavam na casa do senhor como mucamas, moleques de recado, doceiras, amas-de-leite. Parteiras, carregadores de lenha, transportadores de tigre,, limpadores de estrebarias e inúmeras outras ocupações que faziam funcionar a casa grande.

O negro escravo atuava em todos os níveis da divisão do trabalho, não apenas plantando e/ou colhendo cana, mas participando das técnicas e profissões exigidas para a prosperidade e o dinamismo dos engenhos. Um grande número de pessoas se beneficiava, direta ou indiretamente, desse trabalho, como todo um rosário de membros parasitários, indo dos funcionários fiscalizadores, padres, hóspedes e parentes até especialmente o senhor de escravos.

O fausto dessa economia, que permitia aos senhores importarem seda da França e o seu comportamento de verdadeiros nababos, tinha como único suporte o trabalho da escravaria, que vivia sob as formas mais violentas de controle social, num clima de terrorismo permanente, ou se rebelava e fugia para as matas, organizando Quilombos, onde reencontrava a sua condição humana.

Fonte: Clóvis Moura/ História do Negro Brasileiro-Editora Ática S.A., 1992. 

CARLINHOS MARACANÃ

maracapvh@uol.com.br

9971-5084

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)