Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

OS BICHOS TAMBÉM AMAM A CAMINHO DE CURITIBA


 
 
O Grupo Evolução realiza nos dias 13 e 14, às 19h30, na Praça Aluízio Ferreira, as duas últimas apresentações do espetáculo Os Bichos Também Amam. Na próxima semana o grupo  parte de Porto Velho com destino a capital paranaense, onde participa do Festival de Teatro de Curitiba. Alem deste espetáculo o Evolução leva ao festival a peça É Crime Não Saber Ler.   São os dois OS BICHOS TAMBÉM AMAM A CAMINHO DE CURITIBA - Gente de Opiniãotrabalhos que representarão o estado de Rondônia no maior festival de teatro do Brasil.

No dia 14 (domingo), após a apresentação o grupo realiza a rifa de um lido relógio, patrocinado pela Roberto Simon Jóias.
                                                          

AS PEÇAS
 
OS BICHOS TAMBÉM AMAM, é um espetáculo de rua direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam, a todos, momentos de aprendizagem e descontração.

Os Bichos Também Amam, estreou em fevereiro de 2008 e desde sua estréia vem conquistando crianças de todas as idades, na capital e no interior do estado. Já participou de vários projetos e eventos tais como: Temporada na Praça Aluízio Ferreira em fevereiro e março de 2009, participou da inauguração do Teatro Banzeiros, Inauguração do Mercado Cultural, Festival de Teatro de Rua Amazônia Encena na Rua, Aldeia de Jí-Parána ralizado pelo SESC, projeto O Teatro Vai à Escola, atualmente participa do projeto Saga na Escola desenvolvido pela Saga Amazônia, em fevereiro de 2010 participou do projeto Balaio Cultural em Ariquemes, entre outros.  

O texto e direção são de Eules Lycaon. No elenco os atores: Bruno Allan, Mika Cardoso, Jane Carla, Hercílio Santana e Eules Lycaon.

É CRIME NÃO SABER LER, 
demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver.

O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. O texto de Luiz Antonio de Araújo, narra uma história emocionante. Um monólogo interpretado pelo ator Eules Lycaon. A direção é do próprio  Lycaon.
 
Estreado em julho de 2009, a peça vem emocionando os espectadores, várias apresentações já foram realizadas no Teatro Banzeiors. As duas últimas aconteceram nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Centro Cultural Lídio Sohn, em Ariquemes. E nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês será apresentado no Teatro Mini Guaíra, em Curitiba.
 
O FESTIVAL
 
O Festival de Teatro de Curitiba, acontece anualmente desde 1992. É considerado um dos maiores eventos culturais do país, reunindo artistas e produções de todos o pais e do exterior, realizam suas manifestações culturais dos mais variados gêneros. Praças, barracões, salas de espetáculos e ruas, são palcos para as mais variadas produções contemporâneas que surpreendem o público. Em sua 19ª edição, o Festival de Teatro de Curitiba, já é referencia e faz parte do cenário cultural brasileiro. O Evolução é uma das 374 companhias que participarão do evento. São companhias vindas de todas as regiões do país e farão com que Curitiba, durante os 13 dias de Festival, seja o maior palco das artes cênicas brasileira. 

O Evolução conta com o apóio da Fundação Iaripuna, Federação de Teatro de Rondonia – FETER, Sirrus, Saga, Roberto Simon Jóias e Amazon Artes. Maiores informações e contatos pelos telefones 3227-0125 / 8413-5465 ou pelo e-mail gte-pvhro@hotmail.com
 
Fonte: Eules Lycaon,
pres. G.T.Evolução

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)