Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

OS 80 ANOS DUM HERÓI DE CARNE E OSSO


OS 80 ANOS DUM HERÓI DE CARNE E OSSO - Gente de Opinião

Pedro Lobo autografa sua biografia no antigo prédio do DOPS paulista onde hoje funciona o Memorial da Resistência


Diferente de muitos dos nossos heróis de feriado ou estátuas esquecidas em praças públicas, Pedro tem um histórico de luta pela causa do povo onde não faltam coragem, abnegação e cheiro de pólvora.

Odiado pelos milicos por sua bravura e obstinação, Pedro foi um dos mais aguerridos combatentes na luta contra os militares que se aboletaram no poder no último dia de março de 1964. Entre suas ações estão expropriações de bancos, ataque a quartéis e a execução, a tiros, do capitão norte-americano Charles Rodney Chandler.

Preso no início de 1969 quando camuflava um caminhão com as cores do Exército para um ousado plano de ataque ao 4º Regimento de Infantaria, na cidade paulista de Osasco, o companheiro de Carlos Lamarca na Vanguarda Popular Revolucionária, e de Dilma Rousseff na VAR-P, será barbaramente torturado até ser banido do país na troca por um embaixador alemão.

Depois de passar pela Argélia, fazer treinamento militar em Cuba e escapar da morte no golpe que derrubou Salvador Allende do governo chileno, Pedro acabará se fixando na antiga Alemanha Oriental, atrás do que o Ocidente costumava chamar de Cortina de Ferro. Com a anistia, o ex-sargento volta ao Brasil e é reintegrado a Polícia Militar como se sua vida encerrasse um caprichoso ciclo.

Sobrevivente duma guerra sem regras, esse herói de carne e osso acaba de ganhar uma biografia – o livro Pedro e os Lobos – Os Anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano e começa a ter sua vida retratada em filme.

Conheça um pouco mais da fascinante história dum brasileiro de vida ímpar.
 

Acesse www.pedroeoslobos.blogspot.com

Clique www.laque.blospot.com

Fale com o autor: joao@pedroeoslobos.com

OS 80 ANOS DUM HERÓI DE CARNE E OSSO - Gente de Opinião


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)