Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficinas de música vão capacitar alunos


A prefeitura de Porto Velho encerra nesta terça-feira,12, o projeto Música na Estrada, com objetivo de capacitar alunos das escolas de música do Município a participarem de orquestras. Nesse período, serão realizadas várias oficinas com estudantes das Escolas Jorge Andrade e Som na Leste. As oficinas ainda terão como propósito a formação de plateia para a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) na capital de Rondônia, no dia 24 do mesmo mês.

Conforme o assessor executivo da Fundação Cultural Iaripuna e produtor musical, Ricardo Castro, responsável pelo projeto Música na Estrada em Porto Velho, as oficinas serão coordenadas por quatro professores de música. Lilian Maria Pereira vai ensinar técnicas de viola e violino; Edvany Klebia Silva ficará com as turmas de violoncelo e contrabaixo; os alunos de trompete e trombone estarão sob a responsabilidade do professor Marcos Hideaki Ono e os de flauta, com a professora Analine Dias de Melo.

As oficinas para os alunos que tocam instrumentos de corda (viola, violino, violoncelo e contrabaixo) serão realizadas na Escola de Música Jorge Andrade, no horário das 9 às 12 horas. Na Escola Som na Leste, das 18 às 21 horas, serão ministradas as aulas para os estudantes de flauta, trombone e trompete. “Cada grupo será composto de 15 a 30 alunos. Todos poderão participar das oficinas, mas não significa que todos serão selecionados. Os professores irão aprimorar o aprendizado daqueles que estão com as técnicas mais avançadas”, explicou Ricardo Castro.

O método utilizado pelos professores consiste em eles tocarem primeiro as músicas e depois pedirem aos alunos que toquem também. Na sequência, irão trabalhar o aprimoramento das técnicas com os estudantes. Posteriormente, professores e alunos tocarão juntos. O processo se repetirá durante todo o período das oficinas. “Queremos melhorar o nível técnico dos alunos, pois a gestão municipal tem planos de formar uma orquestra de câmara também em Porto Velho”, afirmou o produtor.

Orquestra

A apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) irá fechar “com chave de ouro”, segundo Ricardo Castro, o processo de capacitação, no dia 24 de junho, às 20 horas, no Teatro Banzeiros. O espetáculo terá como público alvo os alunos das escolas de música e professores, mas também será aberto à comunidade em geral. Com esse projeto, o Governo Federal promove a inclusão cultural, levanto a música clássica às regiões mais distante e que não tem acesso a esse tipo de espetáculo.

O projeto Música na Estrada tem o patrocínio do Ministério da Cultura e foi preparado pela Kommitmman Produções, em parceria com a prefeitura, através da Fundação Iaripuna e secretaria municipal de Educação (Semed). O responsável pelo projeto em Porto Velho é Ricardo Castro Produções.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)