Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Oficinas de música vão capacitar alunos


A prefeitura de Porto Velho encerra nesta terça-feira,12, o projeto Música na Estrada, com objetivo de capacitar alunos das escolas de música do Município a participarem de orquestras. Nesse período, serão realizadas várias oficinas com estudantes das Escolas Jorge Andrade e Som na Leste. As oficinas ainda terão como propósito a formação de plateia para a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) na capital de Rondônia, no dia 24 do mesmo mês.

Conforme o assessor executivo da Fundação Cultural Iaripuna e produtor musical, Ricardo Castro, responsável pelo projeto Música na Estrada em Porto Velho, as oficinas serão coordenadas por quatro professores de música. Lilian Maria Pereira vai ensinar técnicas de viola e violino; Edvany Klebia Silva ficará com as turmas de violoncelo e contrabaixo; os alunos de trompete e trombone estarão sob a responsabilidade do professor Marcos Hideaki Ono e os de flauta, com a professora Analine Dias de Melo.

As oficinas para os alunos que tocam instrumentos de corda (viola, violino, violoncelo e contrabaixo) serão realizadas na Escola de Música Jorge Andrade, no horário das 9 às 12 horas. Na Escola Som na Leste, das 18 às 21 horas, serão ministradas as aulas para os estudantes de flauta, trombone e trompete. “Cada grupo será composto de 15 a 30 alunos. Todos poderão participar das oficinas, mas não significa que todos serão selecionados. Os professores irão aprimorar o aprendizado daqueles que estão com as técnicas mais avançadas”, explicou Ricardo Castro.

O método utilizado pelos professores consiste em eles tocarem primeiro as músicas e depois pedirem aos alunos que toquem também. Na sequência, irão trabalhar o aprimoramento das técnicas com os estudantes. Posteriormente, professores e alunos tocarão juntos. O processo se repetirá durante todo o período das oficinas. “Queremos melhorar o nível técnico dos alunos, pois a gestão municipal tem planos de formar uma orquestra de câmara também em Porto Velho”, afirmou o produtor.

Orquestra

A apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) irá fechar “com chave de ouro”, segundo Ricardo Castro, o processo de capacitação, no dia 24 de junho, às 20 horas, no Teatro Banzeiros. O espetáculo terá como público alvo os alunos das escolas de música e professores, mas também será aberto à comunidade em geral. Com esse projeto, o Governo Federal promove a inclusão cultural, levanto a música clássica às regiões mais distante e que não tem acesso a esse tipo de espetáculo.

O projeto Música na Estrada tem o patrocínio do Ministério da Cultura e foi preparado pela Kommitmman Produções, em parceria com a prefeitura, através da Fundação Iaripuna e secretaria municipal de Educação (Semed). O responsável pelo projeto em Porto Velho é Ricardo Castro Produções.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio