Segunda-feira, 14 de abril de 2025 - 08h05

Com foco na formação audiovisual e na valorização da identidade local, a oficina “Voz & Tela: Podcast em Vídeo” capacitou 26 jovens em Vilhena na criação, produção e divulgação de podcasts no formato audiovisual. A atividade foi realizada na Escola Estadual Luís Carlos Paulo de Assis, no mês de março, com duração total de 30 horas e contou com interpretação em libras.
A iniciativa, coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, teve como objetivo principal proporcionar aos participantes uma imersão teórica e prática no universo dos podcasts em vídeo formato cada vez mais popular em plataformas como YouTube e Spotify.
Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre todas as etapas do processo criativo: planejamento de episódios, elaboração de roteiros, captação de áudio e vídeo, iluminação, edição, criação de identidade visual e estratégias de publicação e monetização. Ao final, foram produzidos quatro podcasts autorais, com temas variados, incluindo um dedicado à cultura local de Vilhena.
Realizada gratuitamente, inicialmente prevista para atender 15 alunos, a oficina superou as expectativas e formou 26 participantes, todos com certificação. A formação foi gratuita e voltada especialmente para estudantes. Todos tiveram acesso a equipamentos audiovisuais e suporte técnico de instrutores ao longo do curso.
“Foi uma experiência enriquecedora. Mais do que ensinar técnicas, buscamos dar voz aos jovens da região, estimulando produções que valorizem a identidade cultural de Vilhena”, destacou Andressa Machado.
Os participantes desenvolveram os projetos de podcast em vídeo, explorando temas originais com forte ligação com o cotidiano e a cultura local. Um dos principais objetivos do projeto é justamente fomentar a criação de conteúdo autoral com identidade regional, fortalecendo a economia criativa da cidade e estimulando o surgimento de novos talentos no audiovisual.
Os podcasts desenvolvidos já estão disponíveis em plataformas digitais e redes
sociais, ampliando o alcance dos conteúdos e promovendo a difusão de vozes
locais para além das fronteiras do estado. Para conferir o podcast clique no
seguinte link: https://youtu.be/bo8czq_UYeQ?
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura, à inclusão digital e ao fortalecimento da economia criativa na Amazônia.
“Agradeço a todos que contribuíram para a realização da oficina. Parabéns a
todos os participantes. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo
Gustavo”, falou Andressa Machado.
Galeria de Imagens
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena
O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena
O minidocumentário “Rimas do Cerrado: Explorando a Cultura Hip Hop em Vilhena” foi exibido para os alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)