Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina “Voz & Tela” capacita jovens de Vilhena na produção de podcasts em vídeo

Oficina gratuita capacitou jovens de Vilhena na produção de podcasts com foco na cultura local e na formação audiovisual.


Oficina “Voz & Tela” capacita jovens de Vilhena na produção de podcasts em vídeo - Gente de Opinião

Com foco na formação audiovisual e na valorização da identidade local, a oficina “Voz & Tela: Podcast em Vídeo” capacitou 26 jovens em Vilhena na criação, produção e divulgação de podcasts no formato audiovisual. A atividade foi realizada na Escola Estadual Luís Carlos Paulo de Assis, no mês de março, com duração total de 30 horas e contou com interpretação em libras.

A iniciativa, coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, teve como objetivo principal proporcionar aos participantes uma imersão teórica e prática no universo dos podcasts em vídeo formato cada vez mais popular em plataformas como YouTube e Spotify.

Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre todas as etapas do processo criativo: planejamento de episódios, elaboração de roteiros, captação de áudio e vídeo, iluminação, edição, criação de identidade visual e estratégias de publicação e monetização. Ao final, foram produzidos quatro podcasts autorais, com temas variados, incluindo um dedicado à cultura local de Vilhena.

Realizada gratuitamente, inicialmente prevista para atender 15 alunos, a oficina superou as expectativas e formou 26 participantes, todos com certificação. A formação foi gratuita e voltada especialmente para estudantes. Todos tiveram acesso a equipamentos audiovisuais e suporte técnico de instrutores ao longo do curso.

“Foi uma experiência enriquecedora. Mais do que ensinar técnicas, buscamos dar voz aos jovens da região, estimulando produções que valorizem a identidade cultural de Vilhena”, destacou Andressa Machado.

Os participantes desenvolveram os projetos de podcast em vídeo, explorando temas originais com forte ligação com o cotidiano e a cultura local. Um dos principais objetivos do projeto é justamente fomentar a criação de conteúdo autoral com identidade regional, fortalecendo a economia criativa da cidade e estimulando o surgimento de novos talentos no audiovisual.

Os podcasts desenvolvidos já estão disponíveis em plataformas digitais e redes sociais, ampliando o alcance dos conteúdos e promovendo a difusão de vozes locais para além das fronteiras do estado. Para conferir o podcast clique no seguinte link: https://youtu.be/bo8czq_UYeQ?si=J9xiHdI_4JkXNG2P .

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura, à inclusão digital e ao fortalecimento da economia criativa na Amazônia.

“Agradeço a todos que contribuíram para a realização da oficina. Parabéns a todos os participantes. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo”, falou Andressa Machado.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)