Segunda-feira, 14 de abril de 2025 - 08h05

Com foco na formação audiovisual e na valorização da identidade local, a oficina “Voz & Tela: Podcast em Vídeo” capacitou 26 jovens em Vilhena na criação, produção e divulgação de podcasts no formato audiovisual. A atividade foi realizada na Escola Estadual Luís Carlos Paulo de Assis, no mês de março, com duração total de 30 horas e contou com interpretação em libras.
A iniciativa, coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, teve como objetivo principal proporcionar aos participantes uma imersão teórica e prática no universo dos podcasts em vídeo formato cada vez mais popular em plataformas como YouTube e Spotify.
Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre todas as etapas do processo criativo: planejamento de episódios, elaboração de roteiros, captação de áudio e vídeo, iluminação, edição, criação de identidade visual e estratégias de publicação e monetização. Ao final, foram produzidos quatro podcasts autorais, com temas variados, incluindo um dedicado à cultura local de Vilhena.
Realizada gratuitamente, inicialmente prevista para atender 15 alunos, a oficina superou as expectativas e formou 26 participantes, todos com certificação. A formação foi gratuita e voltada especialmente para estudantes. Todos tiveram acesso a equipamentos audiovisuais e suporte técnico de instrutores ao longo do curso.
“Foi uma experiência enriquecedora. Mais do que ensinar técnicas, buscamos dar voz aos jovens da região, estimulando produções que valorizem a identidade cultural de Vilhena”, destacou Andressa Machado.
Os participantes desenvolveram os projetos de podcast em vídeo, explorando temas originais com forte ligação com o cotidiano e a cultura local. Um dos principais objetivos do projeto é justamente fomentar a criação de conteúdo autoral com identidade regional, fortalecendo a economia criativa da cidade e estimulando o surgimento de novos talentos no audiovisual.
Os podcasts desenvolvidos já estão disponíveis em plataformas digitais e redes
sociais, ampliando o alcance dos conteúdos e promovendo a difusão de vozes
locais para além das fronteiras do estado. Para conferir o podcast clique no
seguinte link: https://youtu.be/bo8czq_UYeQ?
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura, à inclusão digital e ao fortalecimento da economia criativa na Amazônia.
“Agradeço a todos que contribuíram para a realização da oficina. Parabéns a
todos os participantes. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo
Gustavo”, falou Andressa Machado.
Galeria de Imagens
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)