Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina “Voz & Tela” capacita jovens de Vilhena na produção de podcasts em vídeo

Oficina gratuita capacitou jovens de Vilhena na produção de podcasts com foco na cultura local e na formação audiovisual.


Oficina “Voz & Tela” capacita jovens de Vilhena na produção de podcasts em vídeo - Gente de Opinião

Com foco na formação audiovisual e na valorização da identidade local, a oficina “Voz & Tela: Podcast em Vídeo” capacitou 26 jovens em Vilhena na criação, produção e divulgação de podcasts no formato audiovisual. A atividade foi realizada na Escola Estadual Luís Carlos Paulo de Assis, no mês de março, com duração total de 30 horas e contou com interpretação em libras.

A iniciativa, coordenada pela produtora cultural Andressa Machado, teve como objetivo principal proporcionar aos participantes uma imersão teórica e prática no universo dos podcasts em vídeo formato cada vez mais popular em plataformas como YouTube e Spotify.

Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre todas as etapas do processo criativo: planejamento de episódios, elaboração de roteiros, captação de áudio e vídeo, iluminação, edição, criação de identidade visual e estratégias de publicação e monetização. Ao final, foram produzidos quatro podcasts autorais, com temas variados, incluindo um dedicado à cultura local de Vilhena.

Realizada gratuitamente, inicialmente prevista para atender 15 alunos, a oficina superou as expectativas e formou 26 participantes, todos com certificação. A formação foi gratuita e voltada especialmente para estudantes. Todos tiveram acesso a equipamentos audiovisuais e suporte técnico de instrutores ao longo do curso.

“Foi uma experiência enriquecedora. Mais do que ensinar técnicas, buscamos dar voz aos jovens da região, estimulando produções que valorizem a identidade cultural de Vilhena”, destacou Andressa Machado.

Os participantes desenvolveram os projetos de podcast em vídeo, explorando temas originais com forte ligação com o cotidiano e a cultura local. Um dos principais objetivos do projeto é justamente fomentar a criação de conteúdo autoral com identidade regional, fortalecendo a economia criativa da cidade e estimulando o surgimento de novos talentos no audiovisual.

Os podcasts desenvolvidos já estão disponíveis em plataformas digitais e redes sociais, ampliando o alcance dos conteúdos e promovendo a difusão de vozes locais para além das fronteiras do estado. Para conferir o podcast clique no seguinte link: https://youtu.be/bo8czq_UYeQ?si=J9xiHdI_4JkXNG2P .

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura, à inclusão digital e ao fortalecimento da economia criativa na Amazônia.

“Agradeço a todos que contribuíram para a realização da oficina. Parabéns a todos os participantes. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo”, falou Andressa Machado.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)