Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira


Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira - Gente de Opinião

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transformadora que busca enriquecer a cena cultural porto-velhense, oferecendo uma experiência artística única na integração música e artes cênicas.

A oficina inédita é idealizada pela educadora musical e produtora cultural Anles Silva, voltada para a valorização do repertório de cantoras e compositoras mulheres. “A proposta combina teoria e prática, criando um espaço de expressão artística, inclusão social, valorização da diversidade e transformação por meio da arte”, ela diz.

Com inscrições gratuitas, a oficina acontece de dois a cinco de fevereiro, das 18h30 às 21h30, na Sala dos Espelhos do Teatro Estadual Palácio das Artes, na Avenida Presidente Dutra, n°4183, bairro Olaria, com entrada pelos fundos.

Porto Velho tem, atualmente, rica diversidade cultural, porém ainda carece de iniciativas que promovam a integração entre diferentes linguagens artísticas de forma inovadora. Nesse contexto, a oficina de canto coral cênico contribui para o fortalecimento do cenário cultural local, ao mesmo tempo em que destaca a importância das composições e interpretações femininas, promovendo a igualdade de gênero e o acesso democrático à cultura.

A atividade educativa foi contemplada pelo Edital nº 08/2025, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura. A formação será desenvolvida ao longo de cinco dias, com atividades divididas entre instrução vocal e expressão corporal.

Anles Silva, especialista em História e Arte, pós-graduada em Gestão Cultural e Indústria Criativa, estudou canto popular com a soprano Lívia Lavorente entre 2022 e 2025, e integra o Vocal Cantadô e o duo Taré Acústico.

A instrução de expressão corporal ficará a cargo do ator, diretor e dramaturgo Almicio Fernandes, graduando em Teatro, com mais de 30 anos de atuação na articulação entre cultura, teatro e educação. Participou de mais de 20 espetáculos, sendo 13 como ator, com destaque para “Eles Não Usam Black-Tie” (1995), “Fica Comigo esta noite” (2007/2008) e “Ela, aquela e a outra” (2021/2022). Também dirigiu e foi dramaturgo de: “Herança de Caim” (2003–2006), “Onde Está Mimi?” (2011) e “U.T.I. a dois” (2026).

A oficina conta ainda com a participação do músico multi-instrumentista Jhonatan Alves, que atua como pianista correpetidor de grupos e corais desde 2015, professor de teclado e violão desde 2018 e de musicalização infantil desde 2022.

Fundador da escola de piano do Instituto de Ensino Libé (2025), concluiu Alves o curso de Piano e Teoria Musical pelo Centro Municipal de Arte e Cultura Jorge Andrade em 2019 e é concluinte da Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Rondônia, onde pesquisa educação musical e criatividade.

As vagas devem contemplar pessoas em situação de vulnerabilidade e na promoção da inclusão comunitária. Do total de vagas oferecidas, dez 10 serão reservadas para mulheres dez para grupos minoritários (pessoas com deficiência, idosos, pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAPN+); e as demais para membros da comunidade em geral interessados nas artes.

 Os critérios de seleção consideram a ordem de inscrição e a demonstração de interesse genuíno em participar da formação artística. As inscrições serão realizadas por meio de formulário online. A oficina terá carga horária total de 20 horas, com certificação ao final. Como conclusão da formação, será realizada uma apresentação cênica-musical construída coletivamente, no dia oito de fevereiro (domingo), às 18h, com acessibilidade em Libras e aberta para toda comunidade em geral, no Teatro Estadual Palácio das Artes.

 

Contato: Bruna de Paula:  69 99379-5209

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)