Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina de produção audiovisual capacita estudantes em Vilhena

Com apoio de Lei Paulo Gustavo, oficina em escola pública de Vilhena capacita jovens na produção audiovisual e valorização da cultura amazônica.


Oficina de produção audiovisual capacita estudantes em Vilhena - Gente de Opinião

A escola estadual Professor Luís Carlos Paulo de Assis, em Vilhena (RO), foi palco da “Oficina Olhares da Amazônia: Produção Audiovisual”, que proporcionou uma experiência transformadora para estudantes da rede pública. A iniciativa foi realizada no mês de março e ofereceu formação gratuita em roteiro, captura de imagens e edição de vídeos documentais, despertando o protagonismo juvenil na criação de narrativas sobre a Amazônia.

Sob colaboração do produtor cultural Marcio Guilhermon, o workshop teve como objetivo estimular o olhar criativo dos participantes e promover o uso do audiovisual como ferramenta de expressão cultural e social. Durante os encontros, os alunos tiveram acesso a equipamentos profissionais, participaram de rodas de conversa e desenvolveram projetos autorais com temas ligados à identidade amazônica, meio ambiente e cotidiano local.

"Acreditamos que cada jovem tem uma história potente para contar. Nossa missão com este projeto é criar pontes para que essas vozes ganhem visibilidade, especialmente em locais onde o acesso a formações técnicas ainda é limitado", destacou Marcio Guilhermon.

Oficina de produção audiovisual capacita estudantes em Vilhena - Gente de Opinião

A oficina tinha como meta inicial capacitar 21 estudantes da rede pública, mas superou as expectativas ao formar 27 alunos ao longo das atividades. O número expressivo de participantes demonstra o interesse dos jovens pela linguagem audiovisual e reforça a importância de iniciativas como essa, que ampliam o acesso à formação técnica e valorizam a cultura local.

O workshop foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

Oficina de produção audiovisual capacita estudantes em Vilhena - Gente de Opinião

A programação também conta com a participação de profissionais convidados, como o cinegrafista e fotógrafo Washington Kuipers, a comunicadora social Andréia Machado que compartilharam vivências sobre o fazer audiovisual na região amazônica, enriquecendo o processo formativo dos alunos.

Ao final do workshop, os minidocumentários produzidos pelos estudantes foram exibidos em uma sessão aberta à comunidade escolar, promovendo um momento de celebração, troca de saberes e valorização da cultura local. Todos os participantes receberam certificados de conclusão, marcando não apenas o encerramento da atividade, mas o início de novas possibilidades criativas e profissionais.

Para muitos dos jovens participantes, essa foi a primeira oportunidade de contato com o mundo do audiovisual. A oficina ampliou horizontes, despertou vocações e reforçou a importância da cultura como instrumento de inclusão social.

"Agradeço a todos que desenvolveram para a realização da oficina. Parabéns a todos os participantes. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo", finalizou Marcio Guilhermon.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)