Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste

A oficina beneficiará 100 alunos, idosos e jovens, com aulas práticas e teóricas, fortalecendo a identidade quilombola através da arte fotográfica.


Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

Entre os meses de julho e agosto, a comunidade quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), será palco da oficina de fotografia "Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia". A atividade será coordenada pela produtora cultural e fotógrafa Milca Kuipers e beneficiará 100 alunos, incluindo idosos e jovens, promovendo a troca de conhecimento intergeracional e valorizando a cultura quilombola na Amazônia. 

O projeto "Raízes Vivas" é fruto do reconhecimento de Milca Kuipers no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Diversidade Cultural na categoria Agente Cultura Viva de Pessoa Idosa. 

"Realizar a oficina de fotografia 'Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia' na comunidade quilombola de Santa Cruz é de extrema importância para mim. Este projeto não só promove a troca de conhecimentos entre diferentes gerações, como também fortalece a identidade cultural quilombola, permitindo que os participantes expressem suas histórias e vivências através da arte da fotografia. Acredito que, ao oferecer essas ferramentas criativas, estamos empoderando a comunidade e proporcionando um espaço de valorização e reconhecimento de suas raízes culturais. É uma honra poder contribuir para a preservação e difusão dessa rica herança cultural ", disse Milca Kuipers. Ela destacou que a oficina foi premiada pelo Edital de Seleção Pública MinC - Nº 8, de 31 de agosto de 2023, Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti.

Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

A oficina contará com diversas atividades, incluindo rodas de conversa, aulas práticas e teóricas de fotografia, além de uma exposição fotográfica. Todos os alunos participantes receberão certificados de participação, reconhecendo seu envolvimento e aprendizado.

Esta iniciativa representa um importante passo para a inclusão cultural e o desenvolvimento de habilidades criativas dos jovens e idosos da comunidade quilombola de Santa Cruz, proporcionando-lhes novas oportunidades e um espaço para a expressão artística.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

O teaser do filme “Maior Que a Casa Toda” já demonstra a força de sua chegada ao público. Em menos de dois dias, a prévia ultrapassou a marca de mai

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

O espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne”, do grupo Teatro Ruante (RO), encerrou sua primeira temporada no domingo (29/03

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)