Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste

A oficina beneficiará 100 alunos, idosos e jovens, com aulas práticas e teóricas, fortalecendo a identidade quilombola através da arte fotográfica.


Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

Entre os meses de julho e agosto, a comunidade quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), será palco da oficina de fotografia "Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia". A atividade será coordenada pela produtora cultural e fotógrafa Milca Kuipers e beneficiará 100 alunos, incluindo idosos e jovens, promovendo a troca de conhecimento intergeracional e valorizando a cultura quilombola na Amazônia. 

O projeto "Raízes Vivas" é fruto do reconhecimento de Milca Kuipers no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Diversidade Cultural na categoria Agente Cultura Viva de Pessoa Idosa. 

"Realizar a oficina de fotografia 'Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia' na comunidade quilombola de Santa Cruz é de extrema importância para mim. Este projeto não só promove a troca de conhecimentos entre diferentes gerações, como também fortalece a identidade cultural quilombola, permitindo que os participantes expressem suas histórias e vivências através da arte da fotografia. Acredito que, ao oferecer essas ferramentas criativas, estamos empoderando a comunidade e proporcionando um espaço de valorização e reconhecimento de suas raízes culturais. É uma honra poder contribuir para a preservação e difusão dessa rica herança cultural ", disse Milca Kuipers. Ela destacou que a oficina foi premiada pelo Edital de Seleção Pública MinC - Nº 8, de 31 de agosto de 2023, Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti.

Oficina de fotografia será ministrada na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste - Gente de Opinião

A oficina contará com diversas atividades, incluindo rodas de conversa, aulas práticas e teóricas de fotografia, além de uma exposição fotográfica. Todos os alunos participantes receberão certificados de participação, reconhecendo seu envolvimento e aprendizado.

Esta iniciativa representa um importante passo para a inclusão cultural e o desenvolvimento de habilidades criativas dos jovens e idosos da comunidade quilombola de Santa Cruz, proporcionando-lhes novas oportunidades e um espaço para a expressão artística.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)