Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Octogenário encanta público, jurados e concorrentes no Rondofest

Sílvio Júnior, aos 80 anos, encanta pela potência da voz e a disposição em contribuir para a cultura musical em Rondônia


Octogenário encanta público, jurados e concorrentes no Rondofest - Gente de Opinião

A eliminatória Zona Sul do Festival Rondônia de Música, realizada na noite do sábado, 12 de abril, no Campo do Três e Meio, permitiu que três dezenas de participantes, entre intérpretes e compositores, mostrassem seu talento ao público presente e aos que acompanhava a transmissão ao vivo pela página do Rondofest no Facebook. Uma participação teve um tom especial: a do cantor Sílvio Júnior, um paraense de nascimento que há muitas décadas se tornou um rondoniense de coração.

Na breve entrevista feita pelo jornalista Edson Lustosa, que apresenta o evento juntamente com Marcos Magalhães, Sílvio citou, dentre outros pontos de sua trajetória, a convivência que teve com Jorge Andrade, músico que dá nome ao Centro Municipal de Arte e Cultura que se tornou referência no ensino público de música.

Já desde os ensaios com a banda disponibilizada pela organização do festival para acompanhar os inscritos, Sílvio cativara a todos com sua simpatia e alegria de viver. No palco não foi diferente. Cantando “Como vai você?”, de Antônio Marcos, Sílvio mostrou seu profissionalismo, aliando à técnica vocal uma enorme potência de voz, o que lhe valeu ficar entre os quatro participantes mais bem pontuados da noite.

Em agradecimento por sua contribuição para abrilhantar o Rondofest, o presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), Edson Lustosa, decidiu atribuir a Sílvio Júnior uma premiação especial. O cantor de 80 ganhará da instituição não apenas a gravação profissional fonograma, que é um dos prêmios atribuídos aos finalistas, mas também a gravação de minidocumentário sobre sua trajetória e sua memória viva.

O Rondofest constitui a fase seletiva do Projeto Registro Cultural, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça para apoiar os músicos rondonienses no registro, proteção, defesa e gestão de seus recursos autorais e fonográficos. O projeto conta com fomento da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) e foi viabilizado com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Alan Queiroz.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)