Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Obra pioneira retrata sobre a importância dos Seringais da Amazônia

Geografia Histórica de Carauary do Yuruá: 130 anos de mudança socioeconômica, territorial e ambiental


Obra pioneira retrata sobre a importância dos Seringais da Amazônia  - Gente de Opinião

O livro Geografia Histórica de Carauary do Yuruá: 130 anos de mudança socioeconômica , territorial e ambiental, que rendeu 25 anos de pesquisa ao autor, inicia-se a partir do primeiro do Ciclo das Drogas do Sertão, extraídas pelos Indígenas e comercializadas com os negociantes de Cametá, no atual estado do Pará, passando pelo Primeiro  Ciclo da Borracha (1880-1912) até os dias de hoje, com a Formação Territorial, Econômica, Social e Política dos Seringais na Amazônia, momento em que as canoas a vela e a remo são substituídas pelas embarcações e Vapor, encomendadas nos estaleiros na Grã-Bretanha, com a grande demanda da borracha natural, matéria-prima para a Segunda Revolução Industrial na Inglaterra. A economia gomífera oriunda da seringueira (Hevea brasiliensis) proporcionou riqueza, opulência e prestígio aos Seringalistas, como assim eram chamados os patrões e os barões da borracha, que ao longo dos rios, as vilas , como assim eram chamadas as posteriores cidades foram se urbanizando, de primazia, as atuais Belém (capital do Estado do Pará)   e Manaus (capital do Estado do Amazonas) que se tornaram a “Paris dos Trópicos” hoje são consideradas metrópoles da Amazônia. As vilas principais, localizadas em lugares estratégicos se tornaram sede dos municípios.

Neste contexto, surgem os Seringalistas, a seringueira e o seringueira, na tríade de desenvolvimento econômico, ambiental, social e político, numa miscigenação do sertanejo, do silvícola e do negro com os árabes, portugueses, peruanos, italianos, espanhóis e sírio-libaneses, entre tantos, formando um caldo cultural em os matizes: raça, cor, costumes, hábitos, vestimentas e outros.

Na pesquisa, o autor encontrou um fato histórico inédito, que foi a Criação do Município de Carauari, bem como a nomeação do primeiro Superintendente e os cinco primeiros Intendentes, fato este, nunca citado na literatura da história do município.

Outro fato importante é a transformação do curso do rio Juruá em um meandro abandonado, isto é, um sacado, trazendo consequências socioeconômicas e geopolítica para a cidade, pos quando seca o rio é necessário um descolamento por estrada, do curso normal do rio, no Porto Gavião, a 9 km da cidade.

Como consequência dessa miscigenação, surge um personagem importante na vida amazônica: o caboclo, homem da floresta, fruto da cultura e interação homem-natureza, com os mais diversificados   conhecimentos e habilidades para povoar e sobreviver nessa majestosa, diversificada e desafiadora vida amazônica.

Escritor Enoch relatando sua experiência desde a infância nos Seringais com o Diretor Carlos Augusto da Biblioteca Municipal Francisco Meireles - Gente de Opinião
Escritor Enoch relatando sua experiência desde a infância nos Seringais com o Diretor Carlos Augusto da Biblioteca Municipal Francisco Meireles

Para o pesquisador e escritor Enoch, compartilhar esta pesquisa, é compartilhar o conhecimento para as futuras gerações, sobre os Seringais da Amazônia   como era a vida dos seringueiros, suas respectivas memórias e suas transformações   até os dias atuais.

O Escritor radicado em Rondônia há mais de 30 anos, estará lançando a sua obra na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, em parceria com a AJEB RO, além disso, já foi convidado para participar com palestras e lançamento oficial na COP 30 promovendo a Geografia e historicidade dos Seringais   da Amazônia.

Recentemente o autor esteve em visita a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em agenda com o Carlos Augusto, Diretor e falou de sua obra e fez a doação oficial para o acervo. Além disso, conheceu a equipe de colaboradoras da BMFM e falou um pouco da sua obra pioneira para ressaltar a importância da divulgação para professores e pesquisadores.

A obra está disponível no site na Amazon e pela Editora CRV e que seja inspiração par os leitores sobre a nossa rica   Amazônia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)