Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O Imaginário: Jornada teatral pelos Rios da Amazônia terá início nesta 2ª feira


  

Banzeirando é uma jornada teatral pelos rios da Amazônia que reunirá 4 grupos de teatro: Manjericão – Rio Grande do Sul, Tancredo Silva, do Acre, Cia de Dell`Arte de Comédia, do Estado do Amazonas e O  Imaginário,  do  Estado  de  Rondônia. O  Projeto  é  uma  ação  que  consiste  de    apresentações  de  espetáculos e atividades artísticas e serão desenvolvidas ao longo do Rio Madeira e o Amazonas, com início no dia 22 de Novembro, saindo de Porto Velho  (RO) e com  término no dia 22 de Dezembro de 2010,  em Manaus  (AM).

 Percorremos 07 rios, 05 cidades, 06 distritos, 80 localidades. Serão oferecidos: espetáculos, debates, vivências, cursos/oficinas, rodas de memórias, documentários, registros fotográficos e filmagem, divulgação em rede social e mídias. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de  fomento ao  teatro de 2010 e é uma  iniciativa  idealizada pela Associação Cultural O  Imaginário, de Porto Velho/Rondônia.

Descendo o Rio Madeira passaremos pelas seguintes localidades, distritos e municípios: Belmont 1 e 2, Cujubim, São Miguel, Mutum, Bom Jardim, Pau D´água, Aliança, Brasileira, São Carlos,Primor, Terra Caída, Cavalcante, Santa Julia, Canarana, Bom Será, Boca do Cuniã, Boa Vitória, Nazaré, Prainha, Tira Fogo, Santa Catarina, Ilha Iracema, Pombal, Bonfim, São José da Praia,Laranjal, Conceição do Galera, Monteiro (dona Preta), Muraré, Espírito Santo, Santa Rosa, Papagaio, Assunção, Firmeza, Calampuru, Ressaca, Terra Firme, Boca do Machado, Calama, Maici e daqui por diante no Estado do Amazonas: Barreira do Tambaqui, Pasto Grande, Ponta Pelada, Mirari, Ilha de São Tiago, Paraíso, Humaita, Três Casas, São José do Crato, Puruzinho, Ilhas das Pupunhas, Pada, Morrenci, Cintras, São Raimundo, Arroizal, Baiano, Restauração, Juna de Laura, Pariri, Carapanatuba, Varador, Tapuru, Boca de Acará, São Vicente, Val Paraiso, Ibaetá, Urucuri, Bom Intento, Boca do Arapiará, Santa Cruz, Auxiliadora, Laranjal, Rio Marmelo, Bom Suspiro, Santa Helena, Puruçá, Paraná das Arraras, Maretau, Atininga,, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba, Canta Galo (história da terra que afundou), Nova Olinda, Capanan Grande, Capananzinho, Rio Manicoré, Ilhas das Onças, entra no eixo de rio Amazonas, Paraná da Eva, Ripon, Limoeiro, Bela Vista, Suspiro e chega no Porto Roadway na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.

A jornada pelos rios da Amazônia é uma viagem de trocas e de vivências dos fazeres e saberes dos mestres, das benzedeiras, dos curandeiros, dos pajés e de todos os encantados que habitam a floresta e os barrancos dos rios.

O Imaginário é uma Entidade sem fins lucrativos constituída com a finalidade de difundir, fomentar e promover às Artes, especialmente o teatro, é foi idealizado pelo diretor teatral Chicão Santos, que atua no teatro em Rondônia desde 1978.

O Imaginário na sua trajetória na resistência e insistência pela garantia dos valores e dos bens culturais locais e nacionais exerce um papel fundamental na realização de projetos que garantam o intercâmbio e a sustentabilidade do fazer teatral e do desenvolvimento de percepções, resignificação e animação do espaço, do fazer e do saber, das relações e diálogos com o teatro e o público, da inclusão e acesso às manifestações artísticas, como princípio de direito universal.

Aos que ficam em terra, podem acompanhar nossa viagem pelo blog: www.projetobanzeirando.blogspot.com


Fonte: O Imaginário no Palco Giratório 2010



 
 
 
 
 
 
 
 


 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)