Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O Imaginário: Jornada teatral pelos Rios da Amazônia terá início nesta 2ª feira


  

Banzeirando é uma jornada teatral pelos rios da Amazônia que reunirá 4 grupos de teatro: Manjericão – Rio Grande do Sul, Tancredo Silva, do Acre, Cia de Dell`Arte de Comédia, do Estado do Amazonas e O  Imaginário,  do  Estado  de  Rondônia. O  Projeto  é  uma  ação  que  consiste  de    apresentações  de  espetáculos e atividades artísticas e serão desenvolvidas ao longo do Rio Madeira e o Amazonas, com início no dia 22 de Novembro, saindo de Porto Velho  (RO) e com  término no dia 22 de Dezembro de 2010,  em Manaus  (AM).

 Percorremos 07 rios, 05 cidades, 06 distritos, 80 localidades. Serão oferecidos: espetáculos, debates, vivências, cursos/oficinas, rodas de memórias, documentários, registros fotográficos e filmagem, divulgação em rede social e mídias. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de  fomento ao  teatro de 2010 e é uma  iniciativa  idealizada pela Associação Cultural O  Imaginário, de Porto Velho/Rondônia.

Descendo o Rio Madeira passaremos pelas seguintes localidades, distritos e municípios: Belmont 1 e 2, Cujubim, São Miguel, Mutum, Bom Jardim, Pau D´água, Aliança, Brasileira, São Carlos,Primor, Terra Caída, Cavalcante, Santa Julia, Canarana, Bom Será, Boca do Cuniã, Boa Vitória, Nazaré, Prainha, Tira Fogo, Santa Catarina, Ilha Iracema, Pombal, Bonfim, São José da Praia,Laranjal, Conceição do Galera, Monteiro (dona Preta), Muraré, Espírito Santo, Santa Rosa, Papagaio, Assunção, Firmeza, Calampuru, Ressaca, Terra Firme, Boca do Machado, Calama, Maici e daqui por diante no Estado do Amazonas: Barreira do Tambaqui, Pasto Grande, Ponta Pelada, Mirari, Ilha de São Tiago, Paraíso, Humaita, Três Casas, São José do Crato, Puruzinho, Ilhas das Pupunhas, Pada, Morrenci, Cintras, São Raimundo, Arroizal, Baiano, Restauração, Juna de Laura, Pariri, Carapanatuba, Varador, Tapuru, Boca de Acará, São Vicente, Val Paraiso, Ibaetá, Urucuri, Bom Intento, Boca do Arapiará, Santa Cruz, Auxiliadora, Laranjal, Rio Marmelo, Bom Suspiro, Santa Helena, Puruçá, Paraná das Arraras, Maretau, Atininga,, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba, Canta Galo (história da terra que afundou), Nova Olinda, Capanan Grande, Capananzinho, Rio Manicoré, Ilhas das Onças, entra no eixo de rio Amazonas, Paraná da Eva, Ripon, Limoeiro, Bela Vista, Suspiro e chega no Porto Roadway na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.

A jornada pelos rios da Amazônia é uma viagem de trocas e de vivências dos fazeres e saberes dos mestres, das benzedeiras, dos curandeiros, dos pajés e de todos os encantados que habitam a floresta e os barrancos dos rios.

O Imaginário é uma Entidade sem fins lucrativos constituída com a finalidade de difundir, fomentar e promover às Artes, especialmente o teatro, é foi idealizado pelo diretor teatral Chicão Santos, que atua no teatro em Rondônia desde 1978.

O Imaginário na sua trajetória na resistência e insistência pela garantia dos valores e dos bens culturais locais e nacionais exerce um papel fundamental na realização de projetos que garantam o intercâmbio e a sustentabilidade do fazer teatral e do desenvolvimento de percepções, resignificação e animação do espaço, do fazer e do saber, das relações e diálogos com o teatro e o público, da inclusão e acesso às manifestações artísticas, como princípio de direito universal.

Aos que ficam em terra, podem acompanhar nossa viagem pelo blog: www.projetobanzeirando.blogspot.com


Fonte: O Imaginário no Palco Giratório 2010



 
 
 
 
 
 
 
 


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

Filmes produzidos na Amazônia serão destaque da Mostra de Cinema dos Invisíveis, que será realizada no período de 12 a 20 de março em Porto Velho e

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)