Domingo, 21 de novembro de 2010 - 20h28
Banzeirando é uma jornada teatral pelos rios da Amazônia que reunirá 4 grupos de teatro: Manjericão – Rio Grande do Sul, Tancredo Silva, do Acre, Cia de Dell`Arte de Comédia, do Estado do Amazonas e O Imaginário, do Estado de Rondônia. O Projeto é uma ação que consiste de apresentações de espetáculos e atividades artísticas e serão desenvolvidas ao longo do Rio Madeira e o Amazonas, com início no dia 22 de Novembro, saindo de Porto Velho (RO) e com término no dia 22 de Dezembro de 2010, em Manaus (AM).
Percorremos 07 rios, 05 cidades, 06 distritos, 80 localidades. Serão oferecidos: espetáculos, debates, vivências, cursos/oficinas, rodas de memórias, documentários, registros fotográficos e filmagem, divulgação em rede social e mídias. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de fomento ao teatro de 2010 e é uma iniciativa idealizada pela Associação Cultural O Imaginário, de Porto Velho/Rondônia.
Descendo o Rio Madeira passaremos pelas seguintes localidades, distritos e municípios: Belmont 1 e 2, Cujubim, São Miguel, Mutum, Bom Jardim, Pau D´água, Aliança, Brasileira, São Carlos,Primor, Terra Caída, Cavalcante, Santa Julia, Canarana, Bom Será, Boca do Cuniã, Boa Vitória, Nazaré, Prainha, Tira Fogo, Santa Catarina, Ilha Iracema, Pombal, Bonfim, São José da Praia,Laranjal, Conceição do Galera, Monteiro (dona Preta), Muraré, Espírito Santo, Santa Rosa, Papagaio, Assunção, Firmeza, Calampuru, Ressaca, Terra Firme, Boca do Machado, Calama, Maici e daqui por diante no Estado do Amazonas: Barreira do Tambaqui, Pasto Grande, Ponta Pelada, Mirari, Ilha de São Tiago, Paraíso, Humaita, Três Casas, São José do Crato, Puruzinho, Ilhas das Pupunhas, Pada, Morrenci, Cintras, São Raimundo, Arroizal, Baiano, Restauração, Juna de Laura, Pariri, Carapanatuba, Varador, Tapuru, Boca de Acará, São Vicente, Val Paraiso, Ibaetá, Urucuri, Bom Intento, Boca do Arapiará, Santa Cruz, Auxiliadora, Laranjal, Rio Marmelo, Bom Suspiro, Santa Helena, Puruçá, Paraná das Arraras, Maretau, Atininga,, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba, Canta Galo (história da terra que afundou), Nova Olinda, Capanan Grande, Capananzinho, Rio Manicoré, Ilhas das Onças, entra no eixo de rio Amazonas, Paraná da Eva, Ripon, Limoeiro, Bela Vista, Suspiro e chega no Porto Roadway na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.
A jornada pelos rios da Amazônia é uma viagem de trocas e de vivências dos fazeres e saberes dos mestres, das benzedeiras, dos curandeiros, dos pajés e de todos os encantados que habitam a floresta e os barrancos dos rios.
O Imaginário é uma Entidade sem fins lucrativos constituída com a finalidade de difundir, fomentar e promover às Artes, especialmente o teatro, é foi idealizado pelo diretor teatral Chicão Santos, que atua no teatro em Rondônia desde 1978.
O Imaginário na sua trajetória na resistência e insistência pela garantia dos valores e dos bens culturais locais e nacionais exerce um papel fundamental na realização de projetos que garantam o intercâmbio e a sustentabilidade do fazer teatral e do desenvolvimento de percepções, resignificação e animação do espaço, do fazer e do saber, das relações e diálogos com o teatro e o público, da inclusão e acesso às manifestações artísticas, como princípio de direito universal.
Aos que ficam em terra, podem acompanhar nossa viagem pelo blog: www.projetobanzeirando.blogspot.com
Fonte: O Imaginário no Palco Giratório 2010
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé
O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)