Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Nova temporada do Programa Tempo inicia na 2ª-feira


 
A secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade), inicia na segunda-feira (21/02), as atividades do programa ‘Segundo Tempo’. Oito Escolas estão inseridas no programa que tem o objetivo de envolver os alunos do ensino fundamental em atividades esportivas e culturais, no período em que não estão em sala de aula, além de promover o reforço escolar e na alimentação. Segundo Gláucia Negreiros, diretora do Dade, 1.600 alunos são atendidos pelo programa. “São atividades diversas como a prática do voleibol, futebol, basquete, natação e ainda recreativas e pedagógicas”, destacou.

A diretora ressaltou que este ano o programa será estendido à outras Escolas. “No dia 10 de março, estaremos renovando o convênio com o governo federal e vamos apresentar a proposta de extensão para mais alunos, devido ao grande sucesso dele. E a importância que tem na vida destes alunos”, disse.

O Programa Segundo Tempo, atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 07 e 17 anos. Atualmente contempla os alunos das Escolas Chapeuzinho Vermelho, Francisco Erse, Ulisses Soares, Nacional, Pingo de Gente, Estela Compasso, Darcy Ribeiro e Escola 13 de Maio, no distrito de Extrema, divisa de Rondônia com o Acre, todas pertencentes à rede municipal de ensino.

“Se eles estudam pela manhã, então, participam das atividades à tarde e vice versa”, completou Gláucia.
 

O programa

O Segundo Tempo é um programa do Governo Federal que tem a contrapartida do município. O estudante que participa é inserido em atividades esportivas, recreativas, culturais, três dias por semana, obedecendo sempre o contra turno do participante, que é o período em que ele se encontra fora da sala de aula. No decorrer do ano, os responsáveis pelo programa inseriram outras atividades, como jogos inter pólos, festivais esportivos, culturais e passeios turísticos.

Com essa iniciativa, a prefeitura evita que a criança fique em situação de vulnerabilidade social, exposta as drogas e ao crime, permite maior aprendizado ao aluno e garante melhor qualidade de saúde por meio do reforço na alimentação, já que muitas não têm condições de se alimentar adequadamente em casa, por serem de famílias muito carentes.

As equipes que cuidam do Programa nas Escolas são compostas de um coordenador geral, dois coordenadores pedagógicos, e dois coordenadores técnicos, oito professores de educação física (que também são coordenadores de pólos) e 24 monitores de educação física e atividades complementares.

A contrapartida da prefeitura de Porto Velho é a manutenção dos profissionais que atuam no programa. O Ministério dos Esportes, por sua vez, envia ao município os recursos necessários para alimentação, uniformes, materiais esportivos e materiais complementares.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena

A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua:

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)