Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Nova temporada do Programa Tempo inicia na 2ª-feira


 
A secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade), inicia na segunda-feira (21/02), as atividades do programa ‘Segundo Tempo’. Oito Escolas estão inseridas no programa que tem o objetivo de envolver os alunos do ensino fundamental em atividades esportivas e culturais, no período em que não estão em sala de aula, além de promover o reforço escolar e na alimentação. Segundo Gláucia Negreiros, diretora do Dade, 1.600 alunos são atendidos pelo programa. “São atividades diversas como a prática do voleibol, futebol, basquete, natação e ainda recreativas e pedagógicas”, destacou.

A diretora ressaltou que este ano o programa será estendido à outras Escolas. “No dia 10 de março, estaremos renovando o convênio com o governo federal e vamos apresentar a proposta de extensão para mais alunos, devido ao grande sucesso dele. E a importância que tem na vida destes alunos”, disse.

O Programa Segundo Tempo, atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 07 e 17 anos. Atualmente contempla os alunos das Escolas Chapeuzinho Vermelho, Francisco Erse, Ulisses Soares, Nacional, Pingo de Gente, Estela Compasso, Darcy Ribeiro e Escola 13 de Maio, no distrito de Extrema, divisa de Rondônia com o Acre, todas pertencentes à rede municipal de ensino.

“Se eles estudam pela manhã, então, participam das atividades à tarde e vice versa”, completou Gláucia.
 

O programa

O Segundo Tempo é um programa do Governo Federal que tem a contrapartida do município. O estudante que participa é inserido em atividades esportivas, recreativas, culturais, três dias por semana, obedecendo sempre o contra turno do participante, que é o período em que ele se encontra fora da sala de aula. No decorrer do ano, os responsáveis pelo programa inseriram outras atividades, como jogos inter pólos, festivais esportivos, culturais e passeios turísticos.

Com essa iniciativa, a prefeitura evita que a criança fique em situação de vulnerabilidade social, exposta as drogas e ao crime, permite maior aprendizado ao aluno e garante melhor qualidade de saúde por meio do reforço na alimentação, já que muitas não têm condições de se alimentar adequadamente em casa, por serem de famílias muito carentes.

As equipes que cuidam do Programa nas Escolas são compostas de um coordenador geral, dois coordenadores pedagógicos, e dois coordenadores técnicos, oito professores de educação física (que também são coordenadores de pólos) e 24 monitores de educação física e atividades complementares.

A contrapartida da prefeitura de Porto Velho é a manutenção dos profissionais que atuam no programa. O Ministério dos Esportes, por sua vez, envia ao município os recursos necessários para alimentação, uniformes, materiais esportivos e materiais complementares.

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio