Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Nilson Chaves, Celso Viáfora e Bado participam do Fest Cineamazônia


 
O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia (Fest Cineamazônia) inicia na próxima terça-feira (09/11) com muito cinema e música. Nesta edição, o projeto apresenta os compositores Nilson Chaves, Celso Viáfora, Bado e atriz e cantora Zezé Motta. A abertura do evento acontece no Teatro Banzeiros com o lançamento do DVD “Horizontes e Fronteiras” - documentário da itinerância do Fest Cineamazônia a partir do olhar poético do cantor e compositor Bado. O evento inicia às 19:30 com entrada gratuita.

A integração dos povos Latino Americano e a reflexão sobre o meio ambiente amazônico e suas dimensões territoriais entre Brasil, Peru e Bolívia são os temas principais do curta. No filme, Bado realiza entrevistas e promove um diálogo com artistas, historiadores, arquitetos, musicistas destes países, buscando sempre o enfoque no resgate da cultura e nas reflexões sobre o desenvolvimento e os impactos ambientas causados na região.

Ainda na terça-feira, os compositores Nilson Chaves (PA) e Celso Viáfora (SP) realizam show musical. O paraense, Nilson Chaves apresenta canções que retratam bem os costumes e riquezas da região da Amazônica. Já o compositor paulistano, Celso Viáfora, parceiro de nomes como Ivan Lins, Francis Hame, Vicente Barreto é conhecido pela sua criticidade poética e criatividade musical. Vale salientar que o Fest Cineamazônia acontece de 09 a 13 de novembro, com exibições de filmes nas seguintes categorias: ficção, documentário, Animação, Experimental, vídeo reportagem, ambiental, além do cinema nos bairros e oficinas.

No sábado (13/10), acontece no Teatro Banzeiros as premiações dos filmes apresentados durante o festival, assim como a homenagem do Fest Cineamazônia a atriz e cantora Zezé Motta, que na oportunidade realiza um show musical de encerramento do evento.

 O Fest Cineamazônia conta com apoio cultural da OI telefonia, Secel, Semed, Iphan, Fundação Iaripuna, Fórum dos Festivais e com patrocínio da Folha de Rondônia, Ministério da Cultura, BNDES e Petrobras.   
 

Biografia – Zezé Motta

Maria José Motta de Oliveira, conhecida como Zezé Motta é atriz e cantora brasileira. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do teatro Tablado. Começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu negro e, em 1974, atuou em Godspell.

A carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistas. De 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 80, lançou mais três discos.
 

Resumo do curta

O filme “Horizontes e Fronteiras”, além de tratar da cultura do Brasil, Peru e Bolívia, alerta quanto ao desenvolvimento e impactos causados no ambiente amazônico. O filme apresenta ainda em síntese, contextos históricos e arquitetônicos que perpassam pela presença da cultura Inca e espanhola ao longo do tempo. Música, religiosidade, língua e relações entre os povos destes três países que detém parte do território amazônico, são os temas deste curta metragem que visa contribuir na construção de uma unidade Latina e Amazônica.

 Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá