Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Museu da Memória Rondoniense expõe fósseis de mega mamíferos durante todo o mês de novembro



O acervo paleontológico do Museu da Memória Rondoniense é composto por fósseis de mega mamíferos – como mastodontes, que são fósseis relacionados a mamutes, toxodontes que hoje seriam próximos ao hipopótamo e esqueleto de preguiça gigante. Esse acervo será exposto no Museu durante todo o mês de novembro com entrada franca.

Os fósseis foram incorporados ao acervo do Museu através de atividades garimpeira nas décadas de 1980 e 90 e atualmente conta com 200 peças paleontológica. “Nós pretendemos mostrar todo o acervo que temos no Museu, mas ainda não temos espaço suficiente. Temos um lado esquerdo de uma preguiça gigante que chega a seis metros de comprimento, mas quer vai poder ser mostrado somente após a reforma”, diz Ednair Rodrigues, diretora do Museu.

A diretora explica que com esses fósseis é possível notar que Rondônia teve um ambiente semelhante ao da África, em relação a fauna. “Esses animais foram totalmente extintos e temos aqui no Museu. A população precisa ter conhecimento da riqueza que temos”, ressalta a diretora.

Também será possível ver fósseis de crocodilo, várias espécies de peixe como pirarara, boto e peixe boi. O acervo público fica dentro da reserva técnica do Museu e é consultado por estudantes e pesquisadores. Para consulta é preciso agenda prévia. Mas com a exposição serão expostos para toda população o acervo animal e vegetal.

O Museu da Memória Rondoniense é ligado a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e está situado na rua D. Pedro II, no antigo Palácio Presidente Vargas, com horário de atendimento das 9h às 17h de terça a sexta-feira e no sábado das 9h às 15h.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Começou nesta quarta-feira (17), na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilo

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)