Sábado, 18 de novembro de 2017 - 05h58
O acervo paleontológico do Museu da Memória Rondoniense é composto por fósseis de mega mamíferos – como mastodontes, que são fósseis relacionados a mamutes, toxodontes que hoje seriam próximos ao hipopótamo e esqueleto de preguiça gigante. Esse acervo será exposto no Museu durante todo o mês de novembro com entrada franca.
Os fósseis foram incorporados ao acervo do Museu através de atividades garimpeira nas décadas de 1980 e 90 e atualmente conta com 200 peças paleontológica. “Nós pretendemos mostrar todo o acervo que temos no Museu, mas ainda não temos espaço suficiente. Temos um lado esquerdo de uma preguiça gigante que chega a seis metros de comprimento, mas quer vai poder ser mostrado somente após a reforma”, diz Ednair Rodrigues, diretora do Museu.
A diretora explica que com esses fósseis é possível notar que Rondônia teve um ambiente semelhante ao da África, em relação a fauna. “Esses animais foram totalmente extintos e temos aqui no Museu. A população precisa ter conhecimento da riqueza que temos”, ressalta a diretora.
Também será possível ver fósseis de crocodilo, várias espécies de peixe como pirarara, boto e peixe boi. O acervo público fica dentro da reserva técnica do Museu e é consultado por estudantes e pesquisadores. Para consulta é preciso agenda prévia. Mas com a exposição serão expostos para toda população o acervo animal e vegetal.
O Museu da Memória Rondoniense é ligado a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e está situado na rua D. Pedro II, no antigo Palácio Presidente Vargas, com horário de atendimento das 9h às 17h de terça a sexta-feira e no sábado das 9h às 15h.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)