Segunda-feira, 19 de dezembro de 2016 - 16h38
Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, transformou-se no Museu da Memória
Desde sexta-feira (16), o Museu da Memória Rondoniense está de portas fechadas, funcionando apenas com atividades internas. Trabalhos externos e novo horário serão implantados a partir do dia 7 de janeiro de 2017.
O Museu da Memória Rondoniense, localizado na rua D. Pedro II, entre a avenida Presidente Dutra e a rua José de Alencar, e atualmente funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Quando voltar para atividades externas em 2017 o horário será de terça-feira a sábado, sendo que de terça a sexta-feira o horário vai permanecer e durante o sábado será das 9h às 15h.
Ednair Rodrigues, diretora do museu, disse que este novo horário é de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e com horários de museus de outros estados e países. “Fora do País os museus funcionam nos feriados e finais de semana. Também queremos implantar esse costume aqui no museu, pois tivemos muitos visitantes estrangeiros. Eles queriam visitar o museu nesses horários só que ainda não tínhamos esse horário implantado”, explicou.
Além do novo horário, o museu vai ganhar recurso próprio. O prédio tinha suas despesas custeadas pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), e agora passa a ser administrado pela Coordenadoria de Cultura da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
O titular da Sejucel, Rodnei Paes, acredita que com esse investimento o museu vai poder continuar com os trabalhos de digitalização de documentos que é importante para a história do Estado de Rondônia.
Cerca de cinco mil pessoas visitaram o Museu da Memória Rondoniense desde sua implantação, que teve mais de 20 eventos realizados, como Sarau de Letras, que teve como objetivo promover escritores locais, além de incentivar a leitura as obras regionais e a exposição Memórias do Madeira que mostra histórias e experiências na vidas dos povos ribeirinhos e os estudos científicos voltados à arqueologia das comunidades. Essa exposição iria ficar até o último dia 15 mas foi prorrogada até o fim do mês de fevereiro de 2017.
Saiba mais:
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)