Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

MPF/RO recomenda que Unir anule atos administrativos feitos após vestibular


 

Uma banca revisora foi composta para realizar nova avaliação de candidatos reprovados no vestibular

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) recebeu ontem, 29 de julho, uma recomendação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) para que anule, no prazo de 24 horas, os atos administrativos que possibilitaram a formação de banca revisora para reavaliar as provas discursivas de cinco candidatos do vestibular do curso de medicina. Segundo o MPF, esta prática contraria o edital do vestibular que proibia qualquer modalidade de recurso administrativo depois do resultado final do certame.

O vestibular dos cursos da Unir foi realizado no final de 2008 e teve como organizadora a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pelo edital, os candidatos insatisfeitos com o resultado das provas poderiam formalizar recursos à banca organizadora, que definiria quais questionamentos eram procedentes ou não. Segundo o edital, não caberia nenhuma outra modalidade de recurso administrativo após o resultado final.

Depois de reprovados no certame, cinco candidatos ao curso de Medicina ingressaram com um recurso administrativo na Unir, questionando o resultado final e apontando falhas na prova de história e geografia regionais. Mesmo após esgotados os recursos cabíveis previstos no edital do certame, o reitor José Januário de Oliveira Amaral designou três professores da Unir para compor uma banca revisora do vestibular 2009. Os cinco candidatos reprovados no vestibular passaram à condição de aprovados após a reavaliação da banca revisora.

Os procuradores da República Nádia Simas Souza e Reginaldo Trindade, autores da recomendação, afirmam que essa revisão afrontou os princípios de legalidade, impessoalidade e isonomia, além de comprometer a transparência na condução da seleção dos novos alunos do curso de medicina, causando “vício insanável”.

O MPF também recomenda que todos os atos posteriores à formação da banca revisora do vestibular sejam tornados nulos e fixa prazo de 24 horas para o cumprimento da recomendação. O descumprimento da recomendação poderá acarretar medidas judiciais e extrajudiciais, além da responsabilização do reitor por ato de improbidade administrativa.

Fonte: Ascom/Procuradoria da República em Rondônia

Mais Sobre Cultura

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

Existem diversas religiões afro-brasileiras em grande crescimento no Brasil que defendem o sacrifício de animais para vários fins.Pode parecer algo

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

As instituições de ensino interessadas em agendar uma visita, seguida de debate, às duas exposições fotográficas multimídia “O Amor é Filho do Tempo”

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

Aconteceu em Tefé, no Amazonas, o 12ª Encontro de Parteiras com o objetivo de disseminar técnicas para aprimoramento de partos em comunidades da Amazô

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Porto Velho, 03 de abril de 2019 - De 13 a 28 de abril, o Porto Velho Shopping receberá o Museu do Videogame Itinerante. Com entrada gratuita e aberta