Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

MPF e CineOca exibem filmes ‘Vala Comum’, ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘A História Oficial’


O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo em todo o país o ciclo de filmes Cine Memória e Verdade, com o objetivo de trazer reflexões sobre as situações vivenciadas no momento histórico das ditaduras latino-americanas. Em Porto Velho, os filmes serão exibidos por meio de uma parceria entre o MPF e o cineclube CineOca. Nesta quinta-feira, dia 22, serão apresentados os documentários brasileiros ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘Vala Comum’, às 19h30, no Sesc Esplanada.

“É importante relembrar e refletir para que episódios como esses, as ditaduras na América Latina, jamais voltem a ocorrer”, diz o procurador da República Ercias Rodrigues. Ele informa que todas as sessões vão iniciar com a exibição do curta "Anistia 30 Anos", produzido pela Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, e irão terminar com um debate conduzido pelos organizadores – MPF e CineOca.

Anistia

O Cine Memória e Verdade tem apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). O MPF está engajado em fazer a sua parte para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes/Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010.

A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.

Filmes

Quinta-feira, 22 de setembro

Sônia Morta e Viva

Documentário. Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Duração: 45 min.

Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.

Vala Comum

Documentário. Brasil. 1994. Direção: João Godoy. Duração: 30 min.

Vala Comum trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.

Sexta-feira, 23 de setembro

A História Oficial (La Historia Oficial)

Drama. Argentina. 1985. Direção: Luis Puenzo. Duração: 112 min.

A História Oficial foi um dos dois filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro (o outro foi O Segredo de Seus Olhos, em 2010). O filme conta a história de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar (1976-1983).

MPF e CineOca exibem filmes ‘Vala Comum’, ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘A História Oficial’ - Gente de Opinião

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)