Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 15h28
O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo em todo o país o ciclo de filmes Cine Memória e Verdade, com o objetivo de trazer reflexões sobre as situações vivenciadas no momento histórico das ditaduras latino-americanas. Em Porto Velho, os filmes serão exibidos por meio de uma parceria entre o MPF e o cineclube CineOca. Nesta quinta-feira, dia 22, serão apresentados os documentários brasileiros ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘Vala Comum’, às 19h30, no Sesc Esplanada.
“É importante relembrar e refletir para que episódios como esses, as ditaduras na América Latina, jamais voltem a ocorrer”, diz o procurador da República Ercias Rodrigues. Ele informa que todas as sessões vão iniciar com a exibição do curta "Anistia 30 Anos", produzido pela Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, e irão terminar com um debate conduzido pelos organizadores – MPF e CineOca.
Anistia
O Cine Memória e Verdade tem apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). O MPF está engajado em fazer a sua parte para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes/Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010.
A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.
Filmes
Quinta-feira, 22 de setembro
Sônia Morta e Viva
Documentário. Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Duração: 45 min.
Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.
Vala Comum
Documentário. Brasil. 1994. Direção: João Godoy. Duração: 30 min.
Vala Comum trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.
Sexta-feira, 23 de setembro
A História Oficial (La Historia Oficial)
Drama. Argentina. 1985. Direção: Luis Puenzo. Duração: 112 min.
A História Oficial foi um dos dois filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro (o outro foi O Segredo de Seus Olhos, em 2010). O filme conta a história de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar (1976-1983).
.jpg)
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)