Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra especial do Fest Cineamazônia 2010 estimula estudantes


 
Os estudantes da rede pública de ensino terão sessões especiais no Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia® 2010, que acontecerá em Porto Velho , no período de 9 a 13 de novembro. A mostra A Escola Vai ao Cinema é uma forma de criar novos públicos para o cinema brasileiro e estimular os estudantes para produção cultural e ampliar o debate sócio-ambiental.

A mostra também leva novo estímulo para a educação. A linguagem cinematorgráfica vai além do entretenimento, podendo servir como instrumento pedagógico para o curriculo escolar. Alunos e educadores podem elevar o senso crítico e ampliar as discussões, principalmente sobre as questões ambientais, principal temática do festival.

Diariamente serão exibidas sessões especificas para o publico estudantil. A programação tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, que mobiliza os estudantes e professores para o evento, servindo como atividade extra-classe.

A organização do Festival pretende ainda, realizar uma oficina técnica direcionada para professores, visando a aplicação do cinema como prática pedagógica. O conteúdo será voltado para estimular a produção cinematografica em salas de aulas e elevar as discussões sócio-culturais entre os estudantes.

O Festcineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.


Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)