Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de presépios vai até o próximo domingo


Até o próximo domingo (8), a população da capital rondoniense poderá apreciar a primeira mostra de presépios de Porto Velho, montada em um dos galpões do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na margem direita do Rio Madeira. A exposição contabiliza dez trabalhos preparados exclusivamente para o Projeto Natal de Todos,Mostra de presépios vai até o próximo domingo - Gente de Opinião idealizado pela primeira-dama, Lucilene Peixoto. A mostra faz parte da decoração natalina e tornou-se um dos locais mais visitados pelo público nos últimos dias. Clique AQUI e assista reportagem especial de Anísio Gorayeb sobre os presépios, exibida no programa Viva Porto Velho.

De acordo com Lucilene Peixoto, após esse período os presépios serão desmontados e levados para a Sicília (Itália), cidade mundialmente conhecida pela exposição dos mais diversos tipos de presépios. Ela também informou que o objetivo da exposição foi mostrar o nascimento de Cristo entre diferentes povos, como índio e ribeirinho, que estão dentro da realidade Amazônica. Com isso, a prefeitura procurou também valorizar o trabalhos dos artistas locais. Os visitantes são acompanhados pelos guias, que explicam o contexto de cada peça.

A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, também informa que a decoração natalina em diversos pontos de Porto Velho será retirada nos próximos dias e convida a população para prestigiar. Vários prédios históricos, avenidas e monumentos como as três caixas d’água, símbolo da cidade, foram decorados.
 

Centenário da Madeira Mamoré

Por meio da Fundação Iaripuna, a prefeitura de Porto Velho realiza os preparativos para comemorar o centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Conforme Berenice Simão, a ferrovia é o patrimônio material que mais representa a memória de Porto Velho. “Será uma grande programação, com shows musicais, mostra de fotografias, seminários, debates e oficinas, dentre outras atrações voltadas para esse acontecimento tão importante da nossa história”, destacou.

Ela acrescentou que as festividades terão início ainda em janeiro e adiantou que uma das homenagens à EFMM será feita pelo bloco carnavalesco “Us di Phora”. Tanto o desfile quanto o abadá do bloco farão referência à “Ferrovia do Diabo”, como ficou conhecida, devido ao grande número de trabalhadores que morreram durante a sua construção.

Berenice Simão enalteceu o esforço do prefeito Roberto Sobrinho, que desde o início do seu primeiro mandato tem dado uma atenção especial ao patrimônio histórico de Porto Velho, revitalizando prédios, praças e outros monumentos “que resgatam não somente a memória, mas também a auto estima dos moradores”. O trabalho ainda valoriza a cultura, promove o lazer e fomenta o turismo.
 

Carnaval

A Fundação Iaripuna também já realiza os preparativos para o carnaval 2012 em Porto Velho. Na última semana, foi divulgado o edital para inscrição dos blocos interessados em participar dos desfiles de rua. “Alertamos que o prazo mínimo de comunidade ao poder público será até o dia nove de janeiro, na próxima segunda feira”, frisou. A largada para o carnaval deste ano na Capital aconteceu no último dia de 2011, com o desfile do bloco Mistura Fina.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio