Terça-feira, 3 de janeiro de 2012 - 18h43
Até o próximo domingo (8), a população da capital rondoniense poderá apreciar a primeira mostra de presépios de Porto Velho, montada em um dos galpões do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na margem direita do Rio Madeira. A exposição contabiliza dez trabalhos preparados exclusivamente para o Projeto Natal de Todos, idealizado pela primeira-dama, Lucilene Peixoto. A mostra faz parte da decoração natalina e tornou-se um dos locais mais visitados pelo público nos últimos dias. Clique AQUI e assista reportagem especial de Anísio Gorayeb sobre os presépios, exibida no programa Viva Porto Velho.
De acordo com Lucilene Peixoto, após esse período os presépios serão desmontados e levados para a Sicília (Itália), cidade mundialmente conhecida pela exposição dos mais diversos tipos de presépios. Ela também informou que o objetivo da exposição foi mostrar o nascimento de Cristo entre diferentes povos, como índio e ribeirinho, que estão dentro da realidade Amazônica. Com isso, a prefeitura procurou também valorizar o trabalhos dos artistas locais. Os visitantes são acompanhados pelos guias, que explicam o contexto de cada peça.
A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, também informa que a decoração natalina em diversos pontos de Porto Velho será retirada nos próximos dias e convida a população para prestigiar. Vários prédios históricos, avenidas e monumentos como as três caixas d’água, símbolo da cidade, foram decorados.
Centenário da Madeira Mamoré
Por meio da Fundação Iaripuna, a prefeitura de Porto Velho realiza os preparativos para comemorar o centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Conforme Berenice Simão, a ferrovia é o patrimônio material que mais representa a memória de Porto Velho. “Será uma grande programação, com shows musicais, mostra de fotografias, seminários, debates e oficinas, dentre outras atrações voltadas para esse acontecimento tão importante da nossa história”, destacou.
Ela acrescentou que as festividades terão início ainda em janeiro e adiantou que uma das homenagens à EFMM será feita pelo bloco carnavalesco “Us di Phora”. Tanto o desfile quanto o abadá do bloco farão referência à “Ferrovia do Diabo”, como ficou conhecida, devido ao grande número de trabalhadores que morreram durante a sua construção.
Berenice Simão enalteceu o esforço do prefeito Roberto Sobrinho, que desde o início do seu primeiro mandato tem dado uma atenção especial ao patrimônio histórico de Porto Velho, revitalizando prédios, praças e outros monumentos “que resgatam não somente a memória, mas também a auto estima dos moradores”. O trabalho ainda valoriza a cultura, promove o lazer e fomenta o turismo.
Carnaval
A Fundação Iaripuna também já realiza os preparativos para o carnaval 2012 em Porto Velho. Na última semana, foi divulgado o edital para inscrição dos blocos interessados em participar dos desfiles de rua. “Alertamos que o prazo mínimo de comunidade ao poder público será até o dia nove de janeiro, na próxima segunda feira”, frisou. A largada para o carnaval deste ano na Capital aconteceu no último dia de 2011, com o desfile do bloco Mistura Fina.
Fonte: Augusto José
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s