Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Presépios encanta na Estrada de EFMM


Mostra de Presépios encanta na Estrada de EFMM - Gente de Opinião

Uma bonita festa no Complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no último sábado, marcou a abertura da “Mostra de Presépios”, a grande novidade da programação do “Natal de Todos” deste ano. O projeto realizado pela Prefeitura de Porto Velho é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto. Antes da abertura da mostra para visitação publica, as apresentações musicais da orquestra de câmara da Escola de Música Villa-Lobos e do Coral Estrelas, formado por funcionários da Prefeitura de Porto Velho, cativaram o público com sua performance instrumental e vocal no palco.

Representando no evento a primeira-dama e o prefeito Roberto Sobrinho, a chefe de Gabinete do Prefeito, Miriam Saldaña, lembrou que os presépios hoje são um dos maiores símbolo da natividade, sempre chamam a atenção das pessoas onde quer que estejam montados.

Na exposição montada em um dos galpões da estrada de ferro estão à visitação pública 10 presépios grandes, e ainda miniaturas. Os cenários simbolizam o nascimento de Cristo com várias abordagens, com destaque aos regionais que retratam a Amazônia e os principais pontos turístico-culturais de Porto Velho.

Presépio de Tela e Tecido, Presépio de Algodão, Presépio Siciliano, Presépio das Profissões, Presépio as Sete Maravilhas de Porto Velho, Presépio Amazônico, Presépio Latino Americano, Presépio de Gesso, Presépio As Sete Maravilhas do Mundo e Presépio Tradicional são os cenários montados na estrada de ferro e foram montados pela equipe da Associação São Tiago Maior, de Porto Velho.

“São ao todo 10 presépios distintos que nos lembram o momento mágico que representa para a humanidade o nascimento de Jesus Cristo. Essa é uma tradição europeia que se espalhou pelo mundo. E a mostra não tem uma linguagem conservadora. É uma releitura flexível onde o visitante, além de espectador, também está inserido na abordagem que faz principalmente o Presépio Amazônico e o As Sete Maravilhas de Porto Velho, afirmou.

A ideia

A montagem de presépios sempre fez parte da programação do Projeto Natal de Todos. Os cenários são expostos em vários pontos da cidade como em frente da própria prefeitura. Mas este ano tomou outra proporção, após uma visita da primeira-dama Lucilene Peixoto e o prefeito Roberto Sobrinho, a cidade de Caltagirone, na Sicilia, sul da Itália.

Na cidade, a Associação São Tiago Maior, todos os anos, monta enormes presépios que ficam expostos à população. “Quando eles viram esse trabalho que fazemos fora do país, a primeira-dama e o prefeito tiverem a ideia de fazermos o mesmo em Porto Velho. A lógica era, se saíamos da cidade para fazer essas montagens tão longe, porque não fazíamos o mesmo aqui”, lembrou o vice-presidente da associação e coordenador da montagem, Léo Felix.

A ideia amadureceu e foi posta em prática este ano não apenas com a montagem dos presépios tradicionais, mas com outras abordagens também. “Para esse trabalho aqui a própria primeira-dama fez sugestões de alguns cenários, como é o caso do presépio As Sete Maravilhas de Porto Velho, que lembram os principais pontos da cidade”, afirmou.

A montagem dos presépios expostos no galpão da estrada de ferro Madeira-Mamoré foi concluída em três meses e realizada por uma equipe de oito pessoas. Em setembro foi feita a aquisição de todo o material necessário — alguns importados — e em outubro e novembro o trabalho concentrou na montagem dos 10 presépios que foi feita simultaneamente.

A escolha da estrada de ferro para a exposição não foi por acaso. Deve-se à própria história de Porto Velho, que iniciou naquele local às margens do rio Madeira. E no caso da mostra realizada pela prefeitura, assim como o nascimento de Jesus, os presépios representam também o surgimento da cidade.

 

Os presépios

Presépio de Tela e Tecido — Feito em tela revestido com tecidos au-a-ia (material típico da América Latina), representa o Menino Jesus, Maria, José, manjedoura, estrela de Belém e os reis magos trazendo mirra, ouro e incenso.

Presépio de Algodão — Mostra o início da história do nascimento do Menino Jesus e a Anunciação. Os personagens são feitos de algodão, manta acrílica, papel e isopor.

Presépio Siciliano — Origina-se na cidade de Caltagirone, sul da Itália, onde tradicionalmente, são montados enormes presépios no centro histórico de Carugi. O presépio apresenta o curral ea manjedoura forrada de palhas. Todos os personagens são feitos de cerâmica e vieram de Caltagirone.

Presépio das Profissões — Feitas de argila, as peças representam o nascimento do Menino Jesus entre os seringueiros, pescadores, agricultores, lavadeiras, donas de casa, criadores, jardineiro, entre outras. Além da visita dos três reis magos e homens do campo que oferecem como presentes parte de suas produções.

Presépio A Sete Maravilhas de Porto Velho — Concebido a partir do orgulho de ser rondoniense, o presépio apresenta os símbolos que marcam a história da capital rumo ao seu centenário. Como o trem, os galpões e a estrada de ferro Madeira-Mamoré; as três caixas d’água conhecidas como “Três Marias”; o prédio da administração da ferrovia (Prédio do Relógio); o Mercado Cultural e a catedral Sagrado Coração de Jesus.

Presépio Amazônico — Representa o nascimento de Jesus ambientado na floresta amazônica, em uma aldeia indígena, em meio a cachoeira, animais. Os presentes oferecidos pelos reis magos são o peixe, a fruta e a caça. Dá ainda para observar a vida e o cotidiano do povoado indígena como a caça, a pesca, e a dança. Numa das cenas é possível notar a luta entre dois índios jovens, acompanhados por um mais velho. Outro detalhe importante é o mito da cobra grande, a sucuri, que trava luta com um indígena.

Presépio Latino Americano — Conta o nascimento de Jesus num povoado andino. Destacam-se as cores fortes e vivas que transmitem a alegria do povo inca. Outro destaque é a “Porta do Sol” (Puerta del Sol). Localizada em Tiwanaku, na Bolívia, conhecida como um exemplo do alto grau de perfeição alcançada pela cultura pré-colombiana.

Presépio de Gesso — Com características tradicionais, todas são peças feitas em gesso, valorizadas pelas luzes coloridas que contam o nascimento de Jesus em uma gruta com a visita dos reis magos, pastores, tocadores que comtemplam a natividade.

Presépio As Sete Maravilhas do Mundo — Inspirado nas Sete Maravilhas do Mundo Moderno o presépio apresenta a Muralha da China, que simboliza a perseverança, persistência; Petra (pedra, rocha), cidade esculpida na rocha, na Jordânia, que simboliza a engenharia, a proteção; o Cristo Redentor, que representa as boas-vindas; Machu-Picchu, montanha localiza em Cusco, Peru, que representa a comunidade, dedicação; Chiechén Itzá, as pirâmides de Yucatán, no México, que simboliza a adoração, o conhecimento. O Coliseu, de Roma, que simboliza a alegria e o sofrimento; e o Taj Mahal, palácio de Agra, na Índia, que simboliza o amor, a paixão.

Presépio Tradicional — Esse presépio é o mais conhecido, construído sob uma cúpula com elementos simples e singelos, nos remete ao primeiro presépio que se tem conhecimento montado por São Francisco de Assis. Traz os personagens Menino Jesus, Maria, José, os três reis magos, os pastores, o burro e o boi.

Fonte: Joel Elias
Foto: Quintela

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio