Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Com foco na inclusão cultural e valorização do cinema regional, a iniciativa deve alcançar 300 participantes até o fim de abril.


Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena - Gente de Opinião

O projeto “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas” está promovendo sessões de cinema e rodas de conversa em escolas públicas de comunidades rurais e bairros periféricos de Vilhena (RO). A ação, que já está em andamento, é coordenada pela comunicadora social e produtora cultural Andréia Machado, com o objetivo de ampliar o acesso à arte cinematográfica e fomentar o diálogo sobre identidade cultural na Amazônia.

As exibições estão sendo realizadas nos distritos de Nova Conquista, São Lourenço e Perobal, além do bairro Setor 6 – Parque São Paulo, na área urbana da cidade. As atividades ocorrem nas escolas: Maria Paulina Donadon (Nova Conquista), Tenente Melo (São Lourenço), Progresso (Perobal) e Professor Luís Carlos Paula Assis (Setor 6).

A programação contempla quatro sessões de cinema com classificação livre e quatro rodas de conversa, mediadas pelo sociólogo Márcio Guilhermon, abordando temas como cultura local, identidade amazônica e a valorização da produção audiovisual regional.

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena - Gente de Opinião

De acordo com Andréia Machado, o projeto nasceu da necessidade de descentralizar o acesso ao cinema e à cultura. “Muita gente nunca teve a oportunidade de ir a uma sala de cinema. Agora, essa experiência chega diretamente às comunidades, de forma gratuita, com estrutura de qualidade e com filmes que retratam a nossa realidade”, afirma a coordenadora.

Cerca de 70% dos filmes exibidos são produções realizadas em Rondônia, o que reforça o compromisso do projeto com a promoção da cultura local e o fortalecimento da identidade regional. “Queremos que as pessoas se vejam nas histórias contadas. Isso gera pertencimento e valoriza ainda mais a nossa cultura amazônica”, completa Andréia.

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena - Gente de Opinião

As sessões contam com interpretação em Libras, realizada pela intérprete Ana Paula Seixas, garantindo acessibilidade para o público surdo. O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

Com o uso de uma estrutura de cinema móvel, o projeto transforma os espaços escolares em verdadeiras salas de exibição, com som e imagem de alta qualidade. Mais do que entretenimento, o projeto busca provocar reflexão e engajamento da comunidade, com a participação ativa de alunos, professores, moradores e lideranças locais nas rodas de conversa realizadas após as sessões.

A meta é alcançar 300 participantes até o final de abril de 2025, promovendo uma experiência artística inclusiva, formativa e transformadora. A ação integra um movimento mais amplo de democratização da cultura na região amazônica.

“A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia não é apenas sobre exibir filmes, mas sobre conectar histórias, promover o diálogo e mostrar que a cultura também nasce e floresce aqui, nos nossos territórios. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Gratidão a todos que estão apoiando essa ação”, finaliza Andréia Machado.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)