Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 16h30
Boi-Mimosinho se apresenta no Flor-do-Maracujá homenageando fundador João Batista
Uma das apresentações mais esperadas no Flor-do-Maracujá deste ano é a do boi-bumbá Mimosinho, um dos maiores campeões de títulos da competição, e atual vice-campeão da Mostra realizada anualmente pelo Governo do Estado.
O homenageado deste ano não poderia ser outro, é o fundador da agremiação, João Batista, folclorista, que durante anos se tornou um dos maiores papa-títulos do Flor-do-maracujá. Atualmente, o Boi está sendo dirigido pelo folclorista Alberto Castro Alves.
O Mimosinho foi criado em 1985 no bairro Nova Floresta, atual bairro da Eletronorte. O boi se apresentava sempre no arraial São João Na Roça, folguedo comunitário criado por João Batista em parceria com João Morais e moradores do bairro.
Naquela época, além do boi Mimosinho, Batista fundou duas quadrilhas, a Beija-Flor do Norte (adulta), sete vezes campeã do Flor-do-Maracujá, e a Estrelinha de São João (mirim), igualmente campeã com o mesmo número de título da Beija-Flor, no Flor-do-Maracujá.
Batista abandonou a disputa das quadrilhas e do boi-bumbá em 1996 para se dedicar mais à família e criação dos filhos e netos, mas sempre realizando um arraial no dia de São João, no Nova Floresta, todos os anos. João Batista é devoto de São João.
Na apresentação do Mimosinho, que acontece na sexta-feira (27.06), Batista estará presente para acompanhar quatro sobrinhos que irão se apresentar no boi-bumbá mirim que ele fundou há mais de duas décadas.
"Isso para mim é motivo de muita alegria. Hoje, os dançarinos, artesãos e ritmistas do Mimosinho já estão na segunda geração, filhos, sobrinhos e netos dos fundadores da agremiação. A cultura não pode morrer e nossa contribuição para que isso nunca aconteça dever ser diária", diz João Batista.
Batista é servidor federal aposentado da Funasa e está atualmente com 55 anos, dos quais 49 dedicados à cultura de Porto Velho, cidade onde nasceu em 8 de março de 1953.
Fonte: Marcos Henrique Machado
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p