Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 16h30
Boi-Mimosinho se apresenta no Flor-do-Maracujá homenageando fundador João Batista
Uma das apresentações mais esperadas no Flor-do-Maracujá deste ano é a do boi-bumbá Mimosinho, um dos maiores campeões de títulos da competição, e atual vice-campeão da Mostra realizada anualmente pelo Governo do Estado.
O homenageado deste ano não poderia ser outro, é o fundador da agremiação, João Batista, folclorista, que durante anos se tornou um dos maiores papa-títulos do Flor-do-maracujá. Atualmente, o Boi está sendo dirigido pelo folclorista Alberto Castro Alves.
O Mimosinho foi criado em 1985 no bairro Nova Floresta, atual bairro da Eletronorte. O boi se apresentava sempre no arraial São João Na Roça, folguedo comunitário criado por João Batista em parceria com João Morais e moradores do bairro.
Naquela época, além do boi Mimosinho, Batista fundou duas quadrilhas, a Beija-Flor do Norte (adulta), sete vezes campeã do Flor-do-Maracujá, e a Estrelinha de São João (mirim), igualmente campeã com o mesmo número de título da Beija-Flor, no Flor-do-Maracujá.
Batista abandonou a disputa das quadrilhas e do boi-bumbá em 1996 para se dedicar mais à família e criação dos filhos e netos, mas sempre realizando um arraial no dia de São João, no Nova Floresta, todos os anos. João Batista é devoto de São João.
Na apresentação do Mimosinho, que acontece na sexta-feira (27.06), Batista estará presente para acompanhar quatro sobrinhos que irão se apresentar no boi-bumbá mirim que ele fundou há mais de duas décadas.
"Isso para mim é motivo de muita alegria. Hoje, os dançarinos, artesãos e ritmistas do Mimosinho já estão na segunda geração, filhos, sobrinhos e netos dos fundadores da agremiação. A cultura não pode morrer e nossa contribuição para que isso nunca aconteça dever ser diária", diz João Batista.
Batista é servidor federal aposentado da Funasa e está atualmente com 55 anos, dos quais 49 dedicados à cultura de Porto Velho, cidade onde nasceu em 8 de março de 1953.
Fonte: Marcos Henrique Machado
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)