Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Medicina da São Lucas realiza Expedição Científica ao Rio Purus


 

Equipe composta de 20 alunos e professores do Departamento de Medicina da Faculdade São Lucas (FSL) e de pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com sede em Manaus, da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e da USP (Universidade de São Paulo) realiza, no período de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, uma Expedição Científica ao Rio Purus, no interior do Amazonas, com o objetivo de estudar algumas doenças tropicais na região, dentre as quais tripanossomíase, mansonelose e doenças transmitidas por carrapatos. A pesquisa é patrocinada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Lábrea, município do interior amazonense, com apoio do Ministério da Saúde.

A Expedição Científica contará com a presença do emérito cientista e atual presidente do INCOR (Instituto do Coração), Doutor Erney Plessmann, além do Professor Doutor Sérgio Basano (FSL), Professor Doutor Odécio Cáceres (DCR/CNPq), Professor Doutor Marcelo Labruna (USP), Professor Doutor Jansen Medeiros (Inpa), Professor Doutor Gilberto Fontes (UFAL) e Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo (FSL/USP).

Um dos principais objetivos da Expedição é atender a uma solicitação do Ministério da Saúde no sentido de estudar melhor as manifestações clínicas da mansonelose e seu tratamento. Estudos conduzidos pelo Professor Basano (FSL) na execução de sua tese de doutoramento e por alunos PIBIC da FSL, em setembro de 2008, indicam que até 80% da população local é portadora do helminto Mansonella ozzardi, transmitida pela picada do pium (simulídeo). Pouco se sabe ainda sobre as manifestações clínicas da parasitose e a maneira mais adequada de tratamento. A idéia é selecionar 50 pacientes infectados, caracterizar aspectos clínicos da parasitose e testar a droga ivermectina (já usada no tratamento de parasitoses humanas) para medir a eficácia e a eventual ocorrência de efeitos colaterais na população. Em paralelo ao estudo humano, o Professor Medeiros (Inpa) irá capturar piuns para a caracterização da fauna local e tentar identificar a espécie transmissora.

A equipe do Professor Plessmann (Incor), por sua vez, irá caracterizar as espécies de tripanosomatídeos (parasita similar ao que causa a doença de Chagas humana) em répteis e anfíbios amazônicos. Em consonância com os demais cientistas, o Professor Labruna (USP) ampliará seus estudos na descrição da fauna de carrapatos e de doenças por eles transmitidas na Amazônia brasileira.

Os alunos da FSL selecionados são alunos bolsistas PROUNI ou PIBIC e têm sido capacitados ao longo de sua formação acadêmica na realização de pesquisas e atendimento médico da população. O estudo será desenvolvido durante todo o ano de 2009 e mais 20 alunos da FSL participarão das futuras visitas ao Purus, no sentido de acompanhar a população tratada com ivermectina.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)