Terça-feira, 3 de março de 2009 - 18h13
Amanda Cieglinski
Agência Brasil
Brasília - Os 905 computadores portáteis que foram entregues pelo Ministério da Educação (MEC) aos secretários municipais que estão reunidos em Brasília são apenas parte dos 5.563 que a pasta adquiriu. A intenção é distribuir uma máquina para cada secretaria municipal de educação nos encontros que serão realizados até abril. Os gastos com a compra dos aparelhos chegam a R$ 8,5 milhões.
Para o especialista em administração pública, João Paulo Peixoto, professor da Universidade de Brasília (UnB), a ação do ministério é contraditória e mostra uma inversão de prioridades.
Tenho certeza que para suprir as necessidades da educação básica dos municípios, a prioridade não é o fornecimento de laptops. As carências maiores, na maioria desses locais, é melhorar as salas de aula, os equipamentos pedagógicos, o transporte escolar, a remuneração dos professores, compara.
Segundo o MEC, os laptops foram adquiridos por meio de pregão eletrônico e custaram R$ 1.540 cada. O modelo da marca Itautec tem 2GB de memória RAM e 160 de HD. A justificativa do ministério para a doação é de que o computador vai facilitar o acesso dos dirigentes municipais às informações relativas aos programas do governo federal na área educacional.
O secretário-executivo da pasta, Henrique Paim, disse ainda que as doações fazem parte do processo de inclusão digital e informatização que está sendo promovido pelo ministério.
Para o professor da UnB, as informações a respeito dos programas do ministério poderiam ser entregues aos secretários de outra forma, como em CD-ROMs.
Certamente essas secretarias municipais de educação já tem um computador de mesa que poderia ser utilizado mediante um software para acesso a esses programas fornecidos pelo MEC, aponta. Ele não acredita que a ação tenha um caráter eleitoreiro, mas classifica como uma espécie de relações públicas.
De acordo com o MEC, os secretários que receberem os computadores terão prazo de 60 dias para enviar ao ministério cópia do documento que declare o laptop como patrimônio da Secretaria Municipal de Educação e não do dirigente municipal.
O encontro com os secretários termina sexta-feira (6). Até lá, os dirigentes vão receber informações sobre os programas e as ações do MEC como o Brasil Alfabetizado, a Provinha Brasil, o Educacenso e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)