Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MEC e senadora Fátima discutem Plano Nacional de Educação em três municípios



A estratégia para a formação do novo Plano Nacional de Educação foi discutida nesta quinta-feira (17), com mais de mil profissionais em educação nos municípios de Ariquemes e Ji-Panará. Na sexta-feira (18). O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e prefeituras locais, será realizado em Cerejeiras.

Para abordar o tema, explanar sobre as lutas e conquistas pela qualidade na educação, o seminário contou com palestras da senadora Fátima Cleide, atual presidente da Comissão de Educação do Senado Federal e do Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Francisco Chagas.

Fátima explicou aos profissionais sobre a Lei 12.014 de sua autoria, que reconhece os funcionários de escola em profissionais de educação, enquadrando estes em quatro novas profissões de nível técnico. A parlamentar também citou algumas vitorias conquistadas por seu mandato, como a construção de creches em 33 municípios, dos quais os prefeitos assinarão o convênio com o ministro da educação Fernando Haddad, na terça-feira (22), em Brasília.

A instalação do Instituto Federal de Educação Cientifica e Tecnológica em Rondônia, com campus em seis municípios foi considerada pela senadora como um dos maiores benefícios articulado pelo mandato. Em Ariquemes, a escola técnica da Emaquer foi transferida para o Instituto e em Ji-Paraná, o campus também já esta em funcionamento com vários cursos.

“Tenho alegria de esta participando deste governo Lula que muda o Brasil. O presidente Lula triplicou os recursos para educação e com isso estamos avançando na direção do futuro, na busca de educação de qualidade em todos os estados e municípios. Porém, ainda há um longo caminho”, finalizou.

Desafios

O novo Plano Nacional de Educação, mesmo com tantos avanços tem desafios para enfrentar, segundo afirmou o secretário do MEC, Francisco Chagas. “O plano deve ser construído de forma coletiva com discussões em conferencias e seminários como este. O legislativo e executivo precisa ouvir o que a população tem há dizer sobre educação”, concluiu.

Entre tantos desafios que devem ser incorporados no novo plano nacional de educação, Francisco Chagas enfatizou três: fazer que o Brasil tenha um Sistema Nacional de Educação articulado, em regime de cooperação e colaboração; financiamento, com a ampliação do orçamento do Ministério da Educação e por terceiro, a qualidade na educação garantindo o acesso de todos e todas, resgatando a divida com aqueles que não tiveram oportunidade de estar na escola.

Fonte: Mara Paraguassu
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio