Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 18h24
A estratégia para a formação do novo Plano Nacional de Educação foi discutida nesta quinta-feira (17), com mais de mil profissionais em educação nos municípios de Ariquemes e Ji-Panará. Na sexta-feira (18). O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e prefeituras locais, será realizado em Cerejeiras.
Para abordar o tema, explanar sobre as lutas e conquistas pela qualidade na educação, o seminário contou com palestras da senadora Fátima Cleide, atual presidente da Comissão de Educação do Senado Federal e do Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Francisco Chagas.
Fátima explicou aos profissionais sobre a Lei 12.014 de sua autoria, que reconhece os funcionários de escola em profissionais de educação, enquadrando estes em quatro novas profissões de nível técnico. A parlamentar também citou algumas vitorias conquistadas por seu mandato, como a construção de creches em 33 municípios, dos quais os prefeitos assinarão o convênio com o ministro da educação Fernando Haddad, na terça-feira (22), em Brasília.
A instalação do Instituto Federal de Educação Cientifica e Tecnológica em Rondônia, com campus em seis municípios foi considerada pela senadora como um dos maiores benefícios articulado pelo mandato. Em Ariquemes, a escola técnica da Emaquer foi transferida para o Instituto e em Ji-Paraná, o campus também já esta em funcionamento com vários cursos.
“Tenho alegria de esta participando deste governo Lula que muda o Brasil. O presidente Lula triplicou os recursos para educação e com isso estamos avançando na direção do futuro, na busca de educação de qualidade em todos os estados e municípios. Porém, ainda há um longo caminho”, finalizou.
Desafios
O novo Plano Nacional de Educação, mesmo com tantos avanços tem desafios para enfrentar, segundo afirmou o secretário do MEC, Francisco Chagas. “O plano deve ser construído de forma coletiva com discussões em conferencias e seminários como este. O legislativo e executivo precisa ouvir o que a população tem há dizer sobre educação”, concluiu.
Entre tantos desafios que devem ser incorporados no novo plano nacional de educação, Francisco Chagas enfatizou três: fazer que o Brasil tenha um Sistema Nacional de Educação articulado, em regime de cooperação e colaboração; financiamento, com a ampliação do orçamento do Ministério da Educação e por terceiro, a qualidade na educação garantindo o acesso de todos e todas, resgatando a divida com aqueles que não tiveram oportunidade de estar na escola.
Fonte: Mara Paraguassu
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

O poder da leitura que transporta: destinos e sonhos inspirados na literatura infantil
Antes mesmo de conhecer o mundo, as crianças aprendem a viajar por meio das páginas de um livro. Cada história lida é um portal para novos lugares, te

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes
O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção
Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)