Sexta-feira, 6 de maio de 2011 - 05h46
A partir de agosto, as atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Porto Velho, através do Programa Integrando Saberes, vão ganhar a companhia de nove novas instituições de ensino. O Ministério da Educação autorizou nesta semana a Secretaria Municipal de Educação a ampliar a participação do programa Mais Educação, uma das 10 ações que compõem o Integrando Saberes. No segundo semestre, estas nove escolas vão se juntar a outras 43 que já integram os programas no município.
Cada uma das nove escolas deve inscrever cerca de 150 alunos, o que significa um total de 1.350 novos estudantes autorizados a freqüentar a escola no turno inverso às aulas. Segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da secretaria Municipal de Educação, Glaucia Negreiros, 40% dos estudantes da rede pública do município participa hoje de programas como o Segundo Tempo, Escola Aberta, Pirueta, Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola. “Nosso desafio é atingir 80% dos alunos até 2013”, calcula.
As atividades incluem módulos culturais, como oficinas de dança, música e teatro, e esportivos, como xadrez, futsal, tênis de mesa e judô, sempre no turno contrário ao das aulas normais. Como a participação não é obrigatória, o índice de 40% - ou 11.500 estudantes – é considerado bastante satisfatório pela coordenação dos projetos, como lembrou Glaucia. “Eles deixam de ficar em casa com o videogame para retornarem à escola por vontade própria”, comemora.
No final do ano, as oficinas culturais se encontram na Mostra de Cultura e Arte, que reúne todas as experiências em apresentações realizadas no Teatro Banzeiros. As esquetes e peças de teatro, por exemplo, são escritas pelos próprios alunos. No ano passado, os temas preferidos foram o meio ambiente, a inclusão social e a acessibilidade.
Outro programa incluso no Integrando Saberes oferece acompanhamento pedagógico com aulas de reforço. Os alunos que encontram dificuldade no aprendizado têm oportunidade de melhorar seu desempenho, o que significa um considerável aumento nos índices de aprovação no fim do ano. No módulo esportivo, por exemplo, o xadrez, reconhecido como ferramenta pedagógica fundamental no processo educativo, tem sido fundamental na aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na disciplina que o jogo exige. Os resultados são visíveis, garante Glaucia. “Além disso, a evasão tem diminuído. Quem se envolve com a escola nos dois turnos dificilmente abandona os estudos no meio do caminho”, explica.
As oficinas de balé, do Projeto Pirueta, estão entre as mais procuradas. Há casos de estudantes que atravessam a cidade para poder participar, quando sua escola não oferece essa atividade no programa. “Não se pode executar todos os programas numa só escola, mas cada comunidade pode escolher o que vai querer desenvolver com seus alunos”, explica a coordenadora. Os alunos também preferem danças folclóricas e o Hip-hop. A meta de conquistar 80% dos estudantes matriculados nas escolas municipais faz parte do Plano Plurianual da educação, que prevê ampliar os investimentos nestes programas até 2013.
Fonte: Róbinson Gambôa
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Rios amazônicos inspiram artistas que lançam documentário e clipe musical
Duas obras cinematográficas serão lançadas na próxima quinta-feira (13) na capital Porto Velho. O curta-metragem experimental Catador de Sons e o cli

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)