Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

MEC autoriza inclusão de 9 escolas no Integrando Saberes



A partir de agosto, as atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Porto Velho, através do Programa Integrando Saberes, vão ganhar a companhia de nove novas instituições de ensino. O Ministério da Educação autorizou nesta semana a Secretaria Municipal de Educação a ampliar a participação do programa Mais Educação, uma das 10 ações que compõem o Integrando Saberes. No segundo semestre, estas nove escolas vão se juntar a outras 43 que já integram os programas no município.

Cada uma das nove escolas deve inscrever cerca de 150 alunos, o que significa um total de 1.350 novos estudantes autorizados a freqüentar a escola no turno inverso às aulas. Segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da secretaria Municipal de Educação, Glaucia Negreiros, 40% dos estudantes da rede pública do município participa hoje de programas como o Segundo Tempo, Escola Aberta, Pirueta, Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola. “Nosso desafio é atingir 80% dos alunos até 2013”, calcula.

As atividades incluem módulos culturais, como oficinas de dança, música e teatro, e esportivos, como xadrez, futsal, tênis de mesa e judô, sempre no turno contrário ao das aulas normais. Como a participação não é obrigatória, o índice de 40% - ou 11.500 estudantes – é considerado bastante satisfatório pela coordenação dos projetos, como lembrou Glaucia. “Eles deixam de ficar em casa com o videogame para retornarem à escola por vontade própria”, comemora.

No final do ano, as oficinas culturais se encontram na Mostra de Cultura e Arte, que reúne todas as experiências em apresentações realizadas no Teatro Banzeiros. As esquetes e peças de teatro, por exemplo, são escritas pelos próprios alunos. No ano passado, os temas preferidos foram o meio ambiente, a inclusão social e a acessibilidade.

Outro programa incluso no Integrando Saberes oferece acompanhamento pedagógico com aulas de reforço. Os alunos que encontram dificuldade no aprendizado têm oportunidade de melhorar seu desempenho, o que significa um considerável aumento nos índices de aprovação no fim do ano. No módulo esportivo, por exemplo, o xadrez, reconhecido como ferramenta pedagógica fundamental no processo educativo, tem sido fundamental na aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do raciocínio lógico e na disciplina que o jogo exige. Os resultados são visíveis, garante Glaucia. “Além disso, a evasão tem diminuído. Quem se envolve com a escola nos dois turnos dificilmente abandona os estudos no meio do caminho”, explica.

As oficinas de balé, do Projeto Pirueta, estão entre as mais procuradas. Há casos de estudantes que atravessam a cidade para poder participar, quando sua escola não oferece essa atividade no programa. “Não se pode executar todos os programas numa só escola, mas cada comunidade pode escolher o que vai querer desenvolver com seus alunos”, explica a coordenadora. Os alunos também preferem danças folclóricas e o Hip-hop. A meta de conquistar 80% dos estudantes matriculados nas escolas municipais faz parte do Plano Plurianual da educação, que prevê ampliar os investimentos nestes programas até 2013.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio