Segunda-feira, 9 de agosto de 2010 - 19h02
A FAPERON, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, realizou na manhã desta segunda-feira (9), no auditório da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o seminário “O que queremos do próximo governador”.
Durante o evento, foram discutidos os temas prioritários para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar do Estado de Rondônia.
Segundo o presidente da FAPERON, Francisco Ferreira Cabral, a partir das propostas levantadas no encontro, será elaborado um documento a ser encaminhado aos candidatos a governador nas eleições deste ano, para subsidiar a elaboração de um programa de governo que contemple as reivindicações da Zona Rural.
Os temas debatidos no encontro foram: reintegração de
posse, regularização fundiária, patrulha policial rural, licença ambiental e outorga, carga tributária (redução do ICMS para 12% em itens agropecuários), defesa agropecuária, saúde e educação no campo, estradas vicinais e logística para escoamento da produção, pesquisa, inovação, extensão rural e zoneamento da produção.
Mariana Carvalho apóia a iniciativa
Convidada para o evento, ao qual não pode participar em função de importantes matérias em pauta nesta segunda-feira, no mesmo horário, na Câmara Municipal, a vereadora Mariana Carvalho (PSDB) felicitou as lideranças rurais do estado pela iniciativa do seminário. Para ela, “a mesma atitude deveria ser seguida por outros setores representativos da sociedade civil organizada, a fim de contribuir com suas propostas, discutidas nas bases do segmento, para o sucesso do futuro governo a ser eleito em outubro deste ano”.
Para o setor agropecuário de Rondônia, Mariana sugeriu que o novo governo apresente uma política eficaz de crédito rural e preços mínimos e de fortalecimento do agricultor, por meio do cooperativismo, sem descuidar da infraestrutura logística, com a prioridade, entre as obras já previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), daquelas que influenciem diretamente o escoamento da produção.
Fonte: Sergio Mello
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)