Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Marco Maciel manifesta preocupação com a educação brasileira



O senador Marco Maciel (DEM-PE) manifestou nesta terça-feira (22) sua preocupação com a educação no Brasil. Com base em dados de diversas pesquisas, o senador disse que a educação continua sendo a questão central do país porque afeta diretamente a formação da cidadania.

- Falar em educação é falar em cidadania. Não há possibilidade de se assegurar a ampla e plena cidadania se não se assegurar a todos e a cada um o amplo acesso à educação - afirmou.

Marco Maciel disse que é preciso vencer a "guerra da educação" e apontou entre os inimigos aqueles que, de alguma forma, impedem o bom funcionamento das escolas e também aqueles que não se aplicam como deveriam ao ato de educar. Salientando que a experiência geralmente derrota a esperança, o senador disse que tem a expectativa de que, desta vez com relação à educação, a esperança vença a experiência.

Citando artigo escrito por Viviane Senna, em que festeja o fim da desvinculação dos recursos destinados à educação e a obrigatoriedade do ensino para a faixa etária de quatro a 17 anos, o senador destacou a observação da articulista de que, na educação, lentidão é retrocesso. Lendo o artigo, Maciel disse que, além da ampliação e boa gestão dos recursos, é preciso monitorar e avaliar as políticas implementadas.

O senador prosseguiu citando dados divulgados pelo programa "Todos pela Educação", relativos ao 2º Relatório de Olho nas Metas, foi possível identificar um ritmo lento no cumprimento da meta de atendimento escolar na faixa etária de quatro a 17 anos, apesar de o Brasil ter cumprido a meta estabelecida para 2008.

Dentre as causas que provocaram o fraco resultado, o senador apresentou um trabalho feito por Rubem Berta e Vera Araújo, em que apontam como inimiga nº 1 da educação a violência do tráfico de drogas em torno das escolas. Este ano, observou Maciel, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, 100.267 alunos da rede municipal foram impedidos de frequentar a escola ou a creche por causa de tiroteios entre quadrilhas rivais ou envolvendo a polícia.

- O número corresponde a 13,6% do total de matriculados, que é de 735.996 alunos. A violência está se constituindo também numa grande inimiga da atividade educativa - afirmou. 

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)