Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Major Ênedy ministra palestra no Centro do Menor


 Em alusão à Semana da Polícia Militar, o major PM Ênedy Dias de Araújo, assessor militar da Assembléia Legislativa esteve ministrando nesta segunda-feira (16), no período da manhã e tarde, palestra sobre "Cidadania e Polícia Militar", no Centro Salesiano do Menor em Porto Velho, para cerca de 400 pessoas, dentre alunos, instrutores e funcionários, nos dois turnos. De acordo com o assessor militar, os alunos mostraram-se bastante interessados em no futuro, ingressar na carreira militar.

Nas palestras, tanto pela manhã como pela tarde foram abordados assuntos sobre a origem e a missão da Polícia Militar de Rondônia, a carreira do policial militar, a filosofia da polícia comunitária, as formas de atendimento à população e de policiamento utilizadas pela corporação rondoniense. A palestra foi concluída com um resumo histórico de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil, tendo em vista que no próximo sábado (21), comemora-se o Dia das Polícias Militares.

A Lei nº 4897, de 9 de dezembro de 1975, proclamou Tiradentes como "Patrono Cívico da Nação Brasileira" . Segundo o major Ênedy araújo, como ele é o patrono das Polícias Militares do Brasil, no dia 21 de abril de cada ano, Tiradentes é homenageado com solenidade militar, com o objetivo de reavivar os feitos históricos deste herói nacional que em suas últimas palavras, declarou: "Cumpri a minha palavra! Morro pela liberdade!".

Histórico

Joaquim José da Silva Xavier, Tirandentes, nasceu em 12 de novembro de 1746, na Fazenda Pombal, atual cidade de Tiradentes, em Minas Gerias. Foi morto por enforcamento, no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa (atual praça Tiradentes), no Rio de Janeiro. O líder da Inconfidência Mineira foi tropeiro, mascate, dentista prático (origem do apelido). Ingressou na carreira militar alcançando o posto de alferes (equivalente ao posto de tenente nos dias atuais), pertenceu ao Regimento dos Dragões do Corpo da Cavalaria da Capitania de Minas Gerais onde conheceu as idéias iluministas que o entusiasmaram, e, posteriormente, inspiraram a Inconfidência Mineira, que conforme o registro histórico foi a primeira revolta do Brasil Colônia que manifestou claramente a intenção de romper os laços com Portugal. A conspiração foi atribuída exclusivamente a Tiradentes, que foi condenado à morte.

Fonte: ALE

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)