Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Maestro de Ji-Paraná aplica oficina e participa de Concerto na Capital


Maestro de Ji-Paraná aplica oficina e participa de Concerto na Capital - Gente de Opinião

Facilitar o acesso das pessoas à música, sobretudo a instrumental, valorização de artistas locais e oficinas foram as motivações para a realização do 4º Concerto Castelo Forte, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, no último dia 30. O evento foi organizado pela Orquestra Harmonia Celeste que teve o reconhecimento do público com casa cheia, ou seja, 980 lugares ocupados.

No concerto, com bilheteria gratuita, foram executados clássicos da música sacra com adaptações e releituras contemporâneas, além da presença de vários músicos de renome nacional e estadual. A regência foi sob a responsabilidade do maestro Mário Sidney e a participação do trompetista da Orquestra Sinfônica de Brasília (DF), Moisés Alves e do maestro Isaac Leite, também do DF. 

O violinista e maestro de Ji-Paraná, Rafael Fontinele, atuou como spalla convidado do concerto e relatou sua experiência. “Senti-me honrado em fazer parte deste momento. O evento começou na verdade na sexta-feira (29) com a oficina de cordas para os mais de 15 músicos da que integram a Orquestra. Foi uma troca de conhecimentos para todos nós”, relatou.

Fontinele ressaltou que foram realizados ensaios especiais pela equipe de jovens e, com a realização da oficina, foi possível se aperfeiçoar para fazer bonito na apresentação. “O concerto contou com naipes de base, cordas, madeiras, metais e também percussão. Todos demonstraram que é possível fazer a diferença através da boa música”.

SOBRE A ORQUESTRA

A Orquestra Harmonia Celeste é composta por alunos e professores de uma Escola de Música sem fins lucrativos, ligada à Fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Fundad). 

Fonte: ETIENE GONÇALVES

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)