Quinta-feira, 8 de maio de 2025 - 08h20

A Lei
Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de
Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: Vilhena
em Cena", que levou o cinema gratuito a mais de 1.400 pessoas em diversos
espaços públicos da cidade, incluindo escolas. O projeto, realizado ao longo do
mês de abril, transformou esses locais em verdadeiras salas de cinema ao ar
livre, com uma programação voltada para a valorização da cultura amazônica e a
promoção da inclusão social.
Além das
exibições cinematográficas, o evento também promoveu rodas de conversa mediadas
por especialistas, que ampliaram o debate sobre os temas apresentados nos
filmes e incentivaram a reflexão sobre a identidade cultural local. A mostra
reforça o compromisso com o acesso democrático à arte e à cultura,
proporcionando uma vivência mais enriquecedora para a comunidade.
Coordenado pelo fotógrafo e produtor cultural Washington Kuipers de Moraes, o projeto conta com cinco sessões gratuitas de cinema, exibindo filmes que abordam questões sociais e culturais da Amazônia, criando uma conexão profunda com a realidade e a identidade do público. A cada exibição, rodas de conversa lideradas pelo sociólogo Márcio Guilhermon enriqueceram os debates, promovendo um espaço de troca de experiências entre os participantes.

Além de democratizar o acesso ao audiovisual, a mostra se destaca por sua acessibilidade. Todas as sessões contaram com a presença de intérprete de Libras, garantindo que as pessoas pudessem desfrutar plenamente do evento.
O sucesso da iniciativa é um exemplo claro de como a arte e a cultura podem ocupar os espaços públicos e transformar realidades. O projeto ilustra como as políticas públicas podem fortalecer a identidade amazônica e ampliar o acesso à cultura de maneira inclusiva.
"Ver o sorriso das crianças, o interesse dos jovens e o olhar emocionado dos mais velhos isso mostra que o cinema tem o poder de transformar. Este projeto foi feito para a comunidade e com a comunidade. Estamos muito felizes com os resultados", afirmou o coordenador Washington Kuipers.
A mostra “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” deixa um legado de cultura, pertencimento e acessibilidade, provando que o cinema pode e deve ser vívido em todos os lugares, especialmente onde ele é mais necessário.
Galeria de Imagens
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena
O minidocumentário “Rimas do Cerrado: Explorando a Cultura Hip Hop em Vilhena” foi exibido para os alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes

A literatura infantil amazônica tem ganhado novos leitores nas escolas de Rondônia com o projeto “Jornada Literária de Nina Macaca pelas periferias

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)