Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 17h44
A segunda edição revista e ampliada do livro “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos” será lançada na sexta-feira da próxima semana, dia 5 de agosto, às 8 horas da noite, na Biblioteca Francisco Meirelles, em Porto Velho.
A obra foi escrita em parceria entre as professoras Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e a bibliotecária Glória Valladares Grangeiro. De acordo com a professora Nair Gurgel, é fruto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Integrados sobre a Linguagem, Educação e Cultura (GEAL), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e resultado de um conjunto de outros livros já publicados em decorrência do Projeto Alfabetização de Ribeirinhos da Amazônia, realizado há mais de dez anos com o objetivo de motivar os professores a trabalharem leitura e escrita nas comunidades.
À primeira vista, o leitor mais desatento pode imaginar que se trata puramente de um livro de receitas, mas “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos” é também uma obra sobre cultura, um registro da cultura ribeirinha traduzida em receitas.
Conforme descreveu a professora Neuza Tezzari na apresentação do livro, é “uma coletânea de receitas coletas ao longo do desenvolvimento de pesquisa sobre linguagem, educação, formação de leitores e multiculturalismo, dentre outros, escritas por crianças e por adultos moradores das comunidades de São Sebastião, do Teotônio e dos bairros Triângulo e Santo Antônio”.
O livro é dividido em seis partes mais o glossário. A primeira fala sobre os peixes, a segunda, sobre a macaxeira e os tipos de farinha. Já a parte III do livro apresenta os doces derivados da banana pacovã. Na parte IV, o destaque são os frutos da região. E as últimas partes, V e VI, falam sobre os híbridos, ou seja, “aquilo que nós recebemos aqui de outras regiões como a saltenha e o massaco, da Bolíva, o baião de dois e o mugunzá, do Nordeste”, explicou Nair Gurgel. Além das receitas, o livro traz notas explicativas dos termos característicos da região, fotografias dos ingredientes que as compõem e dos pratos prontos, ditados e provérbios ribeirinhos.
Serviço – lançamento de livro
Obra: Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os ribeirinhos
Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e Glória Valladares Grangeiro.
Data e horário: sexta-feira, 5 de agosto de 2016, às 20h
Local: Biblioteca Francisco Meirelles
Fonte: UNIR
2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições
O 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia – FERA, recebeu 71 projetos inscritos nesta edição, reunindo vozes potentes e narrativas que nascem
Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas
Neste sábado (18), às 19h no Calçadão Manelão no Mercado Cultural acontece o 1°Concurso de Marchinhas Mávilo Melo, com o tema: “As Jades”. “A ideali
Entre os dias 23 e 28 de outubro, o artista visual Jorge Feitosa apresentará em Paris a exposição inédita Viagem: Matéria, Rito e Memória Ancestral
Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens
O cantor e compositor Rafael Vargas acaba de lançar o videoclipe da música “A Caverna”, uma produção que mistura arte, natureza e filosofia em uma p