Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Lançamento dia 13 de julho do 2º Curtamazônia


 
Com evento aberto ao público, imprensa e convidados, acontece quarta dia 13 de julho às 19:30 horas no Mercado Cultural, o lançamento do 2º Festival de Cinema Curtamazônia/2011, com a divulgação dos filmes selecionados da mostra competitiva, além da apresentação do Troféu Curtamazônia confeccionado pelo artesão Pedro Furtado. Esse lançamento é uma promoção da Associação Curta Amazônia em parceria com a Fundação Iaripuna e Semdestur,

Estar previsto o lançamento de dois documentários produzidos por realizadores independentes do audiovisual rondoniense, o primeiro com direção de Geovani Berno, “Nos palcos da vida - Raízes do Porto, 18 anos”, com 26 minutos e, o outro é resultado da promoção ocorrida no Festival de 2010 - “Conte sua história”, o filme “A tormenta”, com Botôto artista regional, com 20 minutos de duração.

Na avaliação de Carlos Levy diretor do filme que conta a trajetória de Botôto, o poder público tem que fomentar e incentivar mais nossas produções, mesmo que ainda tímida, existem profissionais habilitados e capazes de produzir vídeos de boa qualidade e que divulgam e representam nosso Estado de forma positiva, nos mais variados festivais, mostras e eventos existentes no país e no exterior.

Para que ocorra esse incentivo e consequentemente o aumento dessa produção, uma das alternativas possíveis será a criação do fundo estadual de cultura e leis de incentivos, municipais e estaduais, atraindo capital externo possibilitando assim, a criação de pequenos núcleos digitais, contribuindo para formação do pólo audiovisual de cinema em nossa região. Estabelecendo a preparação e capacitação de nossos jovens em cursos técnicos e, criando editais compromissados com nossos produtores e realizadores iniciantes e avançados, que estão esperando por décadas, por propostas concretas numa cadeia produtiva em formação.

Fonte: Ascom
 


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)