Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Lançada oficialmente a programação do carnaval 2015 de Porto Velho



O carnaval de Porto Velho deste ano será aberto neste sábado, 21, com o desfile do bloco Eletro Folia, no circuito Centro/Caiari e encerra no dia 21 de fevereiro com a apresentação do Axé Folia Mix que faz o mesmo circuito. A confirmação foi feita pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), Marcos Nobre, em coletiva, hoje, pela manhã.

Na entrevista ocorrida na sede da instituição, o presidente da Funcultural estava acompanhado do presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho, Anderson Rebouças e da presidente da Banda do Vai quem Quer, Siça Andrade, além de outras personalidades do carnaval portovelhense. Na ocasião, Marcos Nobre falou da programação do evento e dos ajustes que tiveram que ser feitos.
“Foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para que a programação fosse adequada às condições dos órgãos de segurança como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Semtran. A medida foi tomada para garantir mais segurança e tranquilidade aos foliões e, com esse ajustamento, algumas mudanças tiveram que ser feitas, principalmente com relação ao horário dos desfiles à noite”, explicou.

Com isso, a apresentação dos blocos tem que ocorrer dentro do horário que vai das 21h às 03h, a fim de que os órgãos responsáveis pela segurança possam garantir que a passagem dos blocos aconteça dentro da normalidade. A preocupação se faz necessário, de acordo com o presidente da Funcultural, por causa do crescimento dos blocos. Agremiações que antes desfilavam com três mil brincantes hoje vão às ruas com cerca de 20 mil foliões. “Garantir segurança para essa multidão é muito difícil”, afirmou.

O presidente da Funcultural também confirmou que todos os circuitos foram mantidos para que nenhum bloco ficasse prejudicado, mas houve a necessidade de mudança de data. Blocos que saíam na sexta-feira, por exemplo, vão sair na terça, mas no mesmo circuito. “Na negociação do TAC, o circuito Areal chegou a ser cancelado, mas conseguimos manter o circuito que é um dos mais tradicionais da cidade”, lembrou.

A única dúvida que ainda paira sobre o carnaval de Porto Velho, de acordo com o presidente da Funcultural, é com relação ao desfile das escolas de samba. Marcos Nobre adiantou que o recurso que será repassado às escolas já foi assegurado pela prefeitura, mas falta ainda a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas (Fesec) entregar a documentação exigida para que as agremiações carnavalescas possam receber o dinheiro.

“O prefeito Mauro Nazif quer muito que o desfile das escolas de samba aconteça porque já faz dois anos que não acontece. A parte que cabe ao município já foi toda providenciada, falta agora a Fesec cumprir com a parte dela. Nossa preocupação é o tempo. O carnaval inicia neste sábado e não recebemos ainda a documentação. A prefeitura não abrirá mão da legalidade, por isso não podemos repassar o recurso”, frisou.

Fonte: Joel Elias 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio