Quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 - 16h56
O carnaval de Porto Velho deste ano será aberto neste sábado, 21, com o desfile do bloco Eletro Folia, no circuito Centro/Caiari e encerra no dia 21 de fevereiro com a apresentação do Axé Folia Mix que faz o mesmo circuito. A confirmação foi feita pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), Marcos Nobre, em coletiva, hoje, pela manhã.
Na entrevista ocorrida na sede da instituição, o presidente da Funcultural estava acompanhado do presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho, Anderson Rebouças e da presidente da Banda do Vai quem Quer, Siça Andrade, além de outras personalidades do carnaval portovelhense. Na ocasião, Marcos Nobre falou da programação do evento e dos ajustes que tiveram que ser feitos.
“Foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para que a programação fosse adequada às condições dos órgãos de segurança como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Semtran. A medida foi tomada para garantir mais segurança e tranquilidade aos foliões e, com esse ajustamento, algumas mudanças tiveram que ser feitas, principalmente com relação ao horário dos desfiles à noite”, explicou.
Com isso, a apresentação dos blocos tem que ocorrer dentro do horário que vai das 21h às 03h, a fim de que os órgãos responsáveis pela segurança possam garantir que a passagem dos blocos aconteça dentro da normalidade. A preocupação se faz necessário, de acordo com o presidente da Funcultural, por causa do crescimento dos blocos. Agremiações que antes desfilavam com três mil brincantes hoje vão às ruas com cerca de 20 mil foliões. “Garantir segurança para essa multidão é muito difícil”, afirmou.
O presidente da Funcultural também confirmou que todos os circuitos foram mantidos para que nenhum bloco ficasse prejudicado, mas houve a necessidade de mudança de data. Blocos que saíam na sexta-feira, por exemplo, vão sair na terça, mas no mesmo circuito. “Na negociação do TAC, o circuito Areal chegou a ser cancelado, mas conseguimos manter o circuito que é um dos mais tradicionais da cidade”, lembrou.
A única dúvida que ainda paira sobre o carnaval de Porto Velho, de acordo com o presidente da Funcultural, é com relação ao desfile das escolas de samba. Marcos Nobre adiantou que o recurso que será repassado às escolas já foi assegurado pela prefeitura, mas falta ainda a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas (Fesec) entregar a documentação exigida para que as agremiações carnavalescas possam receber o dinheiro.
“O prefeito Mauro Nazif quer muito que o desfile das escolas de samba aconteça porque já faz dois anos que não acontece. A parte que cabe ao município já foi toda providenciada, falta agora a Fesec cumprir com a parte dela. Nossa preocupação é o tempo. O carnaval inicia neste sábado e não recebemos ainda a documentação. A prefeitura não abrirá mão da legalidade, por isso não podemos repassar o recurso”, frisou.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé
O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)