Sábado, 26 de abril de 2008 - 20h27
Humberto Oliveira
A jornada cultural da equipe do Festcine Amazônia Itinerante continua
Desde fevereiro a equipe do Festcine Amazônia Itinerante realiza sua jornada cultural exibindo filmes e vídeos ambientais nas mais variadas localidades. Seja através do Rio Madeira no barco Deus é Amor, seja de ônibus, carro ou avião, o Itinerante cumpre sua missão: promover a importância da consciência ambiental assim como a formação de público através do cinema.
As atividades do Festcine têm sido destaques nas mais diversas publicações através da imprensa escrita jornal impresso ou on line televisão, rádio e, aonde quer que a equipe chegue para promover as sessões, o sucesso de público certamente tem compensado os obstáculos encontrados pelo caminho a cheia do rio, estradas quase intransitáveis por causa das chuvas no entanto nada disso fez com que a equipe demonstrasse desânimo. E assim seguem em frente.
A itinerância passou por São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação, Guajará-Mirim, Guayaramerin, Cachuela Esperanza e Ribeiralta (Bolívia), Porto Maldonado e Cusco (Peru), Acre, capital Rio Branco. Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena (Rondônia). E seguirá também para Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Macapá (Amapá), Boa Vista (Roraima), Santiago de Cali, na Colômbia, e encerra a viagem em Coimbra, Portugal. De acordo com a organização do projeto, serão 114 horas de exibições, vistas por mais de 10 mil pessoas.
Nestas sessões promovidas pelo Festcine já foram exibidos vídeos como "São Carlos do Jamari", de Alejandro Bedotti, "Marcas da Amazônia" e "Na beira do Rio Madeira, os dois de Jurandir Costa, o documentário dinamarquês "A Ferrovia do Diabo", as animações Mapinguari, o defensor da floresta; Vida Maria; Árvore sagrada; Águas de Romanza, Leonel Pé de Vento, os documentários - A Rondônia de Maria dos índios, Profetas da chuva e da Esperança, Judas-Ahsverus, de Rodrigo Neves e O Tecido e a Borracha, dirigido por Sérgio de Carvalho.
Estas produções abordando a preservação do meio ambiente, contribuem para a formação de platéias e ao mesmo tempo, leva estes espectadores a refletirem sobre tema proposto, explica o curador do Festcine, Jurandir Costa.
O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.
Fonte: Ascom/Festcine Amazônia Itinerante
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p