Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IV Encontro sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí



   No período de 10 a 12 de dezembro de 2013, no Campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Ji-Paraná, acontece o IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí.

    O evento é promovido pelo Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) por meio de cooperação interinstitucional entre o Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade de Brasília (LALI) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (UFMT).

    Devem participar do evento pesquisadores e pesquisadoras de instituições educacionais e/ou de pesquisa cujos estudos são direcionados para o conhecimento científico das línguas e culturas Tupí, estudantes de graduação e de pós-graduação que desenvolvem pesquisas sobre essas línguas e culturas, estudantes de outras áreas do conhecimento, técnicos de outras instituições que trabalham com indígenas do Brasil, bem como lideranças indígenas Tupí.

    A escolha do Campus de Ji-Paraná/Unir para abrigar o evento justifica-se em razão da instituição ter 65 indígenas falantes de línguas Tupí como estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural em Ji-Paraná, dos quais, 5 Arara; 5 Cinta Larga; 11 Gavião; 1 Karipuna; 1 Karitiana; 5 Makuráp; 4 Puruborá; 18 Suruí; 3 Tuparí e 12 Zoró. “Estes indígenas terão a oportunidade de participar ativamente do encontro, apresentando trabalhos e debatendo durante as discussões sobre suas respectivas línguas e culturas”, comentou uma das coordenadoras do evento, professora Edineia Aparecida Isidoro.

    Outros motivos considerados importantes para que o evento aconteça em Rondônia, é que o Estado é considerado o berço dos povos Tupí. “O linguista Aryon Dall'Igna Rodrigues propõe a área entre o Mamoré e o Aripuanã como sendo a região original dos falantes do Proto-Tupí. Rondônia é também o estado que apresenta a maior concentração de famílias Tupí: Tuparí, Arikém, Tupí-Guaraní, Puruborá, Mondé e Ramarama. As demais famílias são a Mundurukú, a Awetí, a Juruna e a Mawé e a Tupí-Guaraní, conforme os pesquisadores”, explicou a coordenadora.   

   A docente destacou que o evento será importante por causa da possibilidade de participação de um maior número de indígenas em evento científico, o qual também reunirá especialistas indígenas e não indígenas de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes estados do Brasil, além de pesquisadores de outros países, todos desenvolvendo estudos relacionados aos povos Tupí, inclusive estudos que envolvem questões comuns a povos Tupí e outros povos indígenas do Brasil e de áreas adjacentes.

    A meta do IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas dos Povos Tupí, ao privilegiar a interinstitucionalidade e a cooperação interdisciplinar para o enriquecimento das pesquisas e para o reconhecimento do avanço nesse campo, é promover o diálogo e a cooperação entre pesquisadores de diferentes áreas, não só no nível acadêmico, mas também na aplicação dos resultados de suas pesquisas em benefício do fortalecimento das línguas, das culturas e também da integridade física, psíquica e social dos povos Tupi.

    Mais informações e inscrições podem ser obtidas no sítio eletrônico do evento http://tupi4.laliunb.com.br/crbst_1.html.



Fonte: Ascom/Universidade Federal de Rondônia
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)