Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IPHAN promove ação de educação patrimonial no bairro Caiari, em Porto Velho


Gente de Opinião

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, através da sua Superintendência em Rondônia está promovendo ações destinadas à educação e conscientização patrimonial no tradicional bairro Caiari, em Porto Velho.

Foram mapeadas as residências que compõem o bairro e seus respectivos proprietários que receberão um conjunto de leis, folhetos e mapas instruindo sobre a legislação do patrimônio histórico em áreas de entorno, já que o bairro não é tombado pelo IPHAN como muitos pensam, mas somente compõe a área de entorno da EFMM, esta sim tombada pela União.

Segundo o arquiteto e urbanista Giovani Barcelos “o conhecimento da população sobre a legislação vigente conscientizará os proprietários sobre o papel deles como difusores deste importante patrimônio. A legislação federal, apesar de restringir alterações, não tem o poder de interferir nas mutilações arquitetônicas que venham a acontecer no bairro. Esta ação é um passo importante para que haja um entendimento simbiótico, único, de que a manutenção das características só terá resultado a partir de entendimento e atuações dos proprietários e poder público.”

 

Gente de Opinião


 


Para o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna “é mais uma forma de esclarecer a população sobre as ações que podem ser feitas no bairro Caiari. A legislação federal ajuda, mas por sua importância para a cidade de Porto Velho o bairro Caiari merecia ser tombado como patrimônio municipal ou estadual, com a conseqüente proteção de suas características arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas. Esta porém é uma decisão que cabe aos moradores, à Prefeitura e ao Governo de Rondônia“.

Para Bertagna, “a criação e a publicação da Portaria 231/2007 foi um avanço importante ao definir parâmetros de intervenção, impedindo uma verticalização que seria perigosa em uma área histórica, pois descaracterizaria e sobrecarregaria a infraestrutura naquele ponto da cidade.”

Um destaque importante na Portaria 231/2007 é a sua visão sobre o planejamento urbano, onde se previu uma possível expansão para o outro lado do rio Madeira, estendendo a poligonal de proteção para esta área, ou seja, construções do outro lado do rio Madeira também terão que estar de acordo com o que a portaria prevê, do contrário, não poderão ser executadas.

Além disso, com esta ação o IPHAN procura avançar e aprofundar a relação com moradores e proprietários de imóveis em áreas protegidas pela legislação voltada ao patrimônio cultural, de maneira a estreitar o diálogo e evidenciar a disposição do Instituto em fornecer o acesso às informações e leis.

Fonte: IPHAN Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

O teaser do filme “Maior Que a Casa Toda” já demonstra a força de sua chegada ao público. Em menos de dois dias, a prévia ultrapassou a marca de mai

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

O espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne”, do grupo Teatro Ruante (RO), encerrou sua primeira temporada no domingo (29/03

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)