Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

IPHAN leva dirigentes culturais de RO e AC para Fórum em Belém do Pará


 

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realiza nesta sexta-feira, (3), em Belém do Pará um Encontro com dirigentes culturais dos Estados e Municípios da região norte para apresentar a estes a política pública federal para a área do Patrimônio Imaterial.

Será também apresentado aos convidados o “Balaio do Patrimônio” ,um conjunto de publicações, metodologias de pesquisa e experiências vivenciadas pelo IPHAN que vão dar subsídios para a instalação de ações públicas integradas e sinérgicas visando a criação do Sistema Nacional de Patrimônio.

Segundo o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “o patrimônio histórico material e imaterial de Rondônia  deve ser protegido pelas instâncias municipais, estaduais e federais, num trabalho integrado que reforce a salvaguarda dos bens registrados e tombados.  Isto evita a ação dos aproveitadores de plantão que não tem nenhum compromisso com o patrimônio e que usam o denuncismo barato e irresponsável para fins eleitoreiros. Isto em nada  contribui para a verdadeira preservação dos nossos valores culturais”- concluiu Bertagna

Beto Bertagna faz durante o encontro uma mesa redonda com seus técnicos e os dirigentes convidados , para traçar estratégias e ações em comum para o ano de 2009.

Dentre os assuntos que serão discutidos estão a apresentação de um breve histórico da política e a identificação do  patrimônio imaterial no Brasil através do INRC, Inventário Nacional de Referências Culturais, as políticas de apoio e fomento para a salvaguarda dos bens e das culturas populares, como as adotadas pelo Centro Nacional de Culturas Populares.

Participam do encontro o Secretário de Estado da Cultura e Lazer-SECEL, Jucélis Freitas, o Presidente da Fundação Iaripuna, Julio Yriarte, o Presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Alcides Paio, o Secretário de Cultura de Guajará-Mirim, Ricardo Bartholo e os representantes da Fundação Elias Mansour, do Acre, Deyvesson Gusmão e Marcos Vinícius das Neves.

Os debates se realizam no Instituto de Artes do Para – IAP, localizado na Praça Justo Chemont  236 – Nazaré – Belém- Pará. A coordenação é do Departamento de Patrimônio Imaterial DPI/Iphan  e 2a Superintendência Regional do Iphan.

Fonte: Beto Bertagna/ Sup. Regional IPHAN em RO e AC 

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um