Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IPHAN, ASFEMM, MP, MPF e prefeitura decidem reforçar segurança na E.F.M.M


 IPHAN, ASFEMM, MP, MPF e prefeitura decidem reforçar segurança na E.F.M.M - Gente de Opinião

Porto Velho, RONDÔNIA – Pela vez primeira, os ministérios Público Estadual e Federal, em conjunto com o IPHAN, a Associação dos Ferroviários (ASFEMM) e o município, decidem conter o furto de peças históricas no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).

Tanto é assim que, nesta segunda-feira (20), reunião técnica entre esses órgãos de controle do Estado e da União,  mais a representaçaõ dos ferroviários, ocorreu no Ministério Público Federal (MPF) para tratar do assunto, tendo a questão segurança dominado o debate.

– Precisamos dar um basta no sumiço de peças e outros bens da EFMM”, afirmou o Vice-presidente da ASFEMM, George Telles, “O Carioca”. Puxada pelo MPF, na pessoa da procuradora da Repúbica, Gisele Blegge, o debate contou com a participação da promotora de Justiça Estadual, Flávia Shimizu, Geovane Barcelos (IPHAN), o museólogo Antônio Ocampo (Prefeitura) e George Telles, pela ASFEMM.

Sob os temas segurança, conservação e preservação do patrimônio ferroviário “acima de tudo”, ficou decidido que o MPF e MPE, numa ação conjunta com o IPHAN, Prefeitura e Associação dos Ferroviários, irão mobilizar todos os entes envolvidos no processo de revitalização da EFMM.

Dobrar o número de homens armados, cercar toda a área (tapumes ou gradios) e estabelecer um sistema de monitoramento de quem entra e sai dos pátios, das antigas estações ou dos imóveis, fazem parte das tratativas referendadas pelo conjunto das decisões tomadas nesta segunda 20.

– A portaria 231/2007 e o Decreto Lei 25/1937, do Regimento Interno do IPHAN, exigem a conservação, preservação e higienização das peças do acervo da EFMM, afirma Carioca.  De pronto, a Procuradora Giselle e a Promotora de Justiça Flávia Shimizu, a partir desta data, farão o chamamento dos órgãos envolvidos com a revitalização da Madeira Mamoré, a fim de que se manifestem sobre a participação de cada um na gestão do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico.

Ficou determinado, ainda, que, a prefeitura, deve atuar de forma presencial cedendo mais servidores. Além de assumir a responsabilidade na administração do complexo como reza o contrato de cessão por 50 anos ao município.  Na busca do MPF e MPE por mais segurança nos ambientes (internos e externos), uma reunião conjunta será realizada com o Comando Geral da Polícia Militar. A participação do Governo do Estado, não foi descartada. Para isso, as rondas sejam feitas ostensivamente. Inclusive com homens descendo das viaturas.

Contido o roubo de peças (rodas, trilhos, geradores e a fiação elétrica das locomotivas), além de acessórios em cobre, metal e ferro maciço, o Ministério Púbico (MPF e MPE), o IPHAN, Prefeitura e a ASFEMM espera devolver a tranquilidade aos ferroviários e ao cidadão comum que ainda almeja ver o trem andar da antiga Estação até à Vila de Santo Antônio.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)