Sexta-feira, 5 de abril de 2013 - 16h50
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Superintendência em Rondônia, anuncia a criação da maior reserva técnica de arqueologia, com cerca de 2.000 m², do norte do Brasil. Após diversas tratativas que acontecem desde 2009, uma reunião na última semana definiu a construção da Reserva Técnica de Arqueologia na Universidade Federal de Rondônia (Unir).
A reunião teve a participação do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE), o Ministério Público Federal (MPF), o consórcio Santo Antônio Energia (SAE), o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
A Reserva Técnica abrigará todo o acervo arqueológico oriundo das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau. Em conformidade às exigências dos diplomas legais que regem o patrimônio arqueológico, o IPHAN deliberou à favor da criação de uma instituição de guarda de material arqueológico dentro da Universidade Federal de Rondônia. Sua construção será custeada totalmente pelos consórcios das usinas,e na Reserva Técnica manter-se-á salvaguardado todo o acervo arqueológico resgatado nas áreas destes empreendimentos hidrelétricos.
Visando agilizar o processo de construção da Reserva Técnica, foi ajustado na reunião do último 25 de março de que a assinatura do Termo de Cooperação ocorrerá aos 24 de abril próximo, oficializando a construção do local de guarda do patrimônio arqueológico dentro do campus da Universidade em Porto Velho, capital de Rondônia.
Para o arqueólogo do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado, a construção da Reserva Técnica será um grande avanço para a arqueologia rondoniense. “Devido ao crescente quantitativo de sítios arqueológicos identificados em Rondônia nos últimos anos, e aos prováveis mais que serão localizados, justifica-se por completo a criação de um centro de guarda e de pesquisas relativos ao patrimônio arqueológico. Com esse edifício exclusivo para o acervo proveniente das pesquisas de arqueologia, haverá condições materiais possíveis para assegurar, com salubridade, a proteção destes bens da União e da Memória Nacional”, informa Curado.
Segundo o superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, a construção da Reserva Técnica representará a conclusão dos esforços efetuados pelo IPHAN. “Apesar de não constar em lei sobre a obrigatoriedade da permanência exclusiva deste material arqueológico no próprio estado, o IPHAN sempre manteve o direcionamento de que o acervo arqueológico identificado em Rondônia iria manter-se em Rondônia. Essa questão respeita os princípios das cartas internacionais relativas ao patrimônio arqueológico, as quais indicam que o acervo proveniente das pesquisas arqueológicas devem permanecer o mais próximo possível de suas fontes, ou seja, dos sítios arqueológicos e, consequentemente, da comunidade”, finaliza Bertagna.
Fonte: IPHAN
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P