Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Instituto Minhas Raízes anuncia programação dos 50 anos do Festejo de Nazaré



Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o Instituto Cultural e Sócioambiental “Minhas Raízes”, em parceria com a comunidade do Distrito de Nazaré e região do “Baixo Madeira”, anunciou a programação do Festejo Cultural de Nazaré.

Este ano será celebrado o cinquentenário das atividades culturais locais, com homenagem especial ao idealizador do projeto, Professor Manoel Nunes Maciel, que criou e repassou aos filhos a missão de preservar as tradições culturais ribeirinhas.

É um evento de Artes Integradas que acontece no distrito de Nazaré e consiste na realização de um grande arraial com manifestações culturais como: Boi-Bumbá Curumim, Quadrilha de Nazaré, grupos de dança do Seringandô e Carimbó, show musical com o grupo Minhas Raízes e com o Grupo da Velha Guarda.

Quem for prestigiar o festival também vai poder degustar comidas típicas, e desfrutar de passeios turísticos com belezas naturais.

A festança acontece nos dias 22 e 23 de julho no espaço Vila Cultural com estrutura completa para garantir qualidade de som, luz e conforto a quem for assistir as apresentações.

Nazaré tem um grupo de dançarinos, músicos e artesãos que também é responsável pela produção artesanal de alegorias e indumentárias com reaproveitamento de material da natureza.

No dia 22, acontecem shows musicais, apresentações folclóricas e exibição de filmes/documentários e no dia 23 o festejo encerra com as apresentações mais tradicionais.

O Evento é aberto a todos os públicos com acesso livre e gratuito, sendo que a maior frequência é das comunidades ribeirinhas próximas, e dos moradores do distrito e convidados.

O Instituto Minhas Raízes é o responsável pela produção, difusão, comercialização e apresentações do grupo musical Minhas Raízes e da produção artística do Boi-Bumbá Curumim e demais atividades:

A herança cultural de seu Manoel é uma missão que visa o empoderamento da comunidade e do I.M.R. por meio da difusão da cultura, tradição e folclore de Nazaré. É um evento que também promove a geração de renda para os apoiadores locais a partir das atividades artesanais e proporciona acúmulo de conhecimento e saberes tradicionais propagados nas composições e desenvolvimento das atividades locais.

PATROCINADORES E APOIADORES

Funcultural, SEMA, Administração do Distrito de Nazaré, Estúdio Onda Amazônica, Tropeiro Mania, Espaço Cujuba, Câmara de Vereadores de Porto Velho, Segismundo Advocacia e blogdalucianaoliveira.com.br/
blog, além de amigos que serão lembrados no evento.

FORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O Instituto Minhas Raízes é uma Ong de caráter cultural e socioambiental sediada no Distrito de Nazaré, criada para preservar e difundir a cultura ribeirinha, as tradições folclóricas da Amazônia e Meio Ambiente.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)