Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Instituto Minhas Raízes anuncia programação dos 50 anos do Festejo de Nazaré



Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o Instituto Cultural e Sócioambiental “Minhas Raízes”, em parceria com a comunidade do Distrito de Nazaré e região do “Baixo Madeira”, anunciou a programação do Festejo Cultural de Nazaré.

Este ano será celebrado o cinquentenário das atividades culturais locais, com homenagem especial ao idealizador do projeto, Professor Manoel Nunes Maciel, que criou e repassou aos filhos a missão de preservar as tradições culturais ribeirinhas.

É um evento de Artes Integradas que acontece no distrito de Nazaré e consiste na realização de um grande arraial com manifestações culturais como: Boi-Bumbá Curumim, Quadrilha de Nazaré, grupos de dança do Seringandô e Carimbó, show musical com o grupo Minhas Raízes e com o Grupo da Velha Guarda.

Quem for prestigiar o festival também vai poder degustar comidas típicas, e desfrutar de passeios turísticos com belezas naturais.

A festança acontece nos dias 22 e 23 de julho no espaço Vila Cultural com estrutura completa para garantir qualidade de som, luz e conforto a quem for assistir as apresentações.

Nazaré tem um grupo de dançarinos, músicos e artesãos que também é responsável pela produção artesanal de alegorias e indumentárias com reaproveitamento de material da natureza.

No dia 22, acontecem shows musicais, apresentações folclóricas e exibição de filmes/documentários e no dia 23 o festejo encerra com as apresentações mais tradicionais.

O Evento é aberto a todos os públicos com acesso livre e gratuito, sendo que a maior frequência é das comunidades ribeirinhas próximas, e dos moradores do distrito e convidados.

O Instituto Minhas Raízes é o responsável pela produção, difusão, comercialização e apresentações do grupo musical Minhas Raízes e da produção artística do Boi-Bumbá Curumim e demais atividades:

A herança cultural de seu Manoel é uma missão que visa o empoderamento da comunidade e do I.M.R. por meio da difusão da cultura, tradição e folclore de Nazaré. É um evento que também promove a geração de renda para os apoiadores locais a partir das atividades artesanais e proporciona acúmulo de conhecimento e saberes tradicionais propagados nas composições e desenvolvimento das atividades locais.

PATROCINADORES E APOIADORES

Funcultural, SEMA, Administração do Distrito de Nazaré, Estúdio Onda Amazônica, Tropeiro Mania, Espaço Cujuba, Câmara de Vereadores de Porto Velho, Segismundo Advocacia e blogdalucianaoliveira.com.br/
blog, além de amigos que serão lembrados no evento.

FORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O Instituto Minhas Raízes é uma Ong de caráter cultural e socioambiental sediada no Distrito de Nazaré, criada para preservar e difundir a cultura ribeirinha, as tradições folclóricas da Amazônia e Meio Ambiente.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)