Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Instituto Minhas Raízes anuncia programação dos 50 anos do Festejo de Nazaré



Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o Instituto Cultural e Sócioambiental “Minhas Raízes”, em parceria com a comunidade do Distrito de Nazaré e região do “Baixo Madeira”, anunciou a programação do Festejo Cultural de Nazaré.

Este ano será celebrado o cinquentenário das atividades culturais locais, com homenagem especial ao idealizador do projeto, Professor Manoel Nunes Maciel, que criou e repassou aos filhos a missão de preservar as tradições culturais ribeirinhas.

É um evento de Artes Integradas que acontece no distrito de Nazaré e consiste na realização de um grande arraial com manifestações culturais como: Boi-Bumbá Curumim, Quadrilha de Nazaré, grupos de dança do Seringandô e Carimbó, show musical com o grupo Minhas Raízes e com o Grupo da Velha Guarda.

Quem for prestigiar o festival também vai poder degustar comidas típicas, e desfrutar de passeios turísticos com belezas naturais.

A festança acontece nos dias 22 e 23 de julho no espaço Vila Cultural com estrutura completa para garantir qualidade de som, luz e conforto a quem for assistir as apresentações.

Nazaré tem um grupo de dançarinos, músicos e artesãos que também é responsável pela produção artesanal de alegorias e indumentárias com reaproveitamento de material da natureza.

No dia 22, acontecem shows musicais, apresentações folclóricas e exibição de filmes/documentários e no dia 23 o festejo encerra com as apresentações mais tradicionais.

O Evento é aberto a todos os públicos com acesso livre e gratuito, sendo que a maior frequência é das comunidades ribeirinhas próximas, e dos moradores do distrito e convidados.

O Instituto Minhas Raízes é o responsável pela produção, difusão, comercialização e apresentações do grupo musical Minhas Raízes e da produção artística do Boi-Bumbá Curumim e demais atividades:

A herança cultural de seu Manoel é uma missão que visa o empoderamento da comunidade e do I.M.R. por meio da difusão da cultura, tradição e folclore de Nazaré. É um evento que também promove a geração de renda para os apoiadores locais a partir das atividades artesanais e proporciona acúmulo de conhecimento e saberes tradicionais propagados nas composições e desenvolvimento das atividades locais.

PATROCINADORES E APOIADORES

Funcultural, SEMA, Administração do Distrito de Nazaré, Estúdio Onda Amazônica, Tropeiro Mania, Espaço Cujuba, Câmara de Vereadores de Porto Velho, Segismundo Advocacia e blogdalucianaoliveira.com.br/
blog, além de amigos que serão lembrados no evento.

FORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O Instituto Minhas Raízes é uma Ong de caráter cultural e socioambiental sediada no Distrito de Nazaré, criada para preservar e difundir a cultura ribeirinha, as tradições folclóricas da Amazônia e Meio Ambiente.

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio