Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Instituto Camargo Corrêa realiza oficina da Escola Ideal


 
Melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal e avaliar as necessidades e as demandas da gestão escolar em Porto Velho é o objetivo do Instituto Camargo Corrêa através da implantação do Programa Escola Ideal. Na quinta-feira, 10, foi realizada uma oficina que compreende a segunda fase de estruturação do programa na Capital. O programa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Porto Velho que acompanha a realização dosInstituto Camargo Corrêa realiza oficina da Escola Ideal  - Gente de Opinião projetos e trabalho com as escolas.

De acordo com o coordenador do Programa Escola Ideal, Otoniel Niccoli, o primeiro passo é a realização de um diagnóstico feito por meio de um questionário respondido por gestores escolares, professores e pais de alunos, aplicado nas unidades de ensino participantes. “A ferramenta de avaliação e planejamento mapeia seis dimensões da escola: Profissionais da educação, Condições de ensino, Políticas e práticas pedagógicas, Desempenho escolar, Ambiente educativo e Gestão escolar”, explicou.

Niccoli destacou que nesta segunda fase o resultado dos questionários aplicados é avaliado pelos gestores das escolas publicas do município, contempladas pelo programa, através de oficina. “Com base nos dados compilados, os gestores elegem as ações prioritárias a serem implantadas na rede de ensino e contribuem na elaboração de projetos para suprir estas demandas e potencializar o que as escolas já possuem de bom”, frisou.

Para Raimunda Gomes de Brito, gestora escolar da unidade de ensino Odília Pereira de Oliveira, o programa amplia a visão dos profissionais quanto às necessidades diárias das práticas e políticas pedagógicas. “Durante a oficina percebi que é necessário esta integração entre os gestores escolares. Juntos, podemos refletir e compreender que as ações na área da educação são mais complexas que imaginamos”, afirmou.

Em abril começa a execução dos projetos nas escolas. Niccoli explicou que no diagnóstico das escolas da Capital a maior necessidade percebida pelos profissionais é quanto às políticas e práticas pedagógicas, que estudam o projeto pedagógico da escola e de professores. Em Porto Velho foram avaliadas 10 unidades de ensino.
O Programa escola Ideal já contemplou 240 escolas com a aplicação de questionários desenvolvidos por especialistas na área de educação. Em Rondônia, além da Capital o programa também contempla o município de Guajará Mirim, onde 22 escolas foram avaliadas.

 

Sobre o Programa

O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008. O foco da iniciativa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de Ensino Fundamental onde estão presentes unidades de negócios do Grupo Camargo Corrêa. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, freqüentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.

O programa Escola Ideal é desenvolvido nos estados de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Paraná e Rondônia. A previsão é que em 2011 mais cinco estados sejam contemplados.

Fonte: Comunica


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio