Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Instituto Camargo Corrêa realiza oficina da Escola Ideal


 
Melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal e avaliar as necessidades e as demandas da gestão escolar em Porto Velho é o objetivo do Instituto Camargo Corrêa através da implantação do Programa Escola Ideal. Na quinta-feira, 10, foi realizada uma oficina que compreende a segunda fase de estruturação do programa na Capital. O programa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Porto Velho que acompanha a realização dosInstituto Camargo Corrêa realiza oficina da Escola Ideal  - Gente de Opinião projetos e trabalho com as escolas.

De acordo com o coordenador do Programa Escola Ideal, Otoniel Niccoli, o primeiro passo é a realização de um diagnóstico feito por meio de um questionário respondido por gestores escolares, professores e pais de alunos, aplicado nas unidades de ensino participantes. “A ferramenta de avaliação e planejamento mapeia seis dimensões da escola: Profissionais da educação, Condições de ensino, Políticas e práticas pedagógicas, Desempenho escolar, Ambiente educativo e Gestão escolar”, explicou.

Niccoli destacou que nesta segunda fase o resultado dos questionários aplicados é avaliado pelos gestores das escolas publicas do município, contempladas pelo programa, através de oficina. “Com base nos dados compilados, os gestores elegem as ações prioritárias a serem implantadas na rede de ensino e contribuem na elaboração de projetos para suprir estas demandas e potencializar o que as escolas já possuem de bom”, frisou.

Para Raimunda Gomes de Brito, gestora escolar da unidade de ensino Odília Pereira de Oliveira, o programa amplia a visão dos profissionais quanto às necessidades diárias das práticas e políticas pedagógicas. “Durante a oficina percebi que é necessário esta integração entre os gestores escolares. Juntos, podemos refletir e compreender que as ações na área da educação são mais complexas que imaginamos”, afirmou.

Em abril começa a execução dos projetos nas escolas. Niccoli explicou que no diagnóstico das escolas da Capital a maior necessidade percebida pelos profissionais é quanto às políticas e práticas pedagógicas, que estudam o projeto pedagógico da escola e de professores. Em Porto Velho foram avaliadas 10 unidades de ensino.
O Programa escola Ideal já contemplou 240 escolas com a aplicação de questionários desenvolvidos por especialistas na área de educação. Em Rondônia, além da Capital o programa também contempla o município de Guajará Mirim, onde 22 escolas foram avaliadas.

 

Sobre o Programa

O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008. O foco da iniciativa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de Ensino Fundamental onde estão presentes unidades de negócios do Grupo Camargo Corrêa. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, freqüentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.

O programa Escola Ideal é desenvolvido nos estados de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Paraná e Rondônia. A previsão é que em 2011 mais cinco estados sejam contemplados.

Fonte: Comunica


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)