Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inscrições abertas para o vestibular FIMCA/METROPOLITANA



Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2011/2 da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana. As inscrições estão abertas desde o dia 16/05 e os interessados em participar devem se inscrever até o dia 25 de junho na sede das instituições, situada à Rua das Araras, 241 – Jardim Eldorado - fones (60) 3217-8901, 3217-8997 e 3217-8903, nos horários das 8:00 às 21:00 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8:00 às 12:00 horas; e pela internet até o dia 21/06/2011, no endereço eletrônico www.fimca.com.br.

As provas serão realizadas no dia 26/6, com início às 8:00 e término às 12:00 horas, no Campus da FIMCA/METROPOLITANA. As 2080 vagas disponibilizadas para esta edição do Vestibular 2011/2 abrangem cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Hospitalar, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social, Turismo, Zootecnia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Fonoaudiologia, Letras, Pedagogia, Terapia Ocupacional, e Gestão Comercial.

Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, os cursos oferecidos atendem satisfatoriamente as demandas sinalizadas pelo mercado profissional da região, facilitando a empregabilidade e contribuindo para o aprimoramento social, cultural e econômico do Estado de Rondônia.

Bolsa Rotativa

“Já tivemos oito cursos recentemente reconhecidos pelo MEC, todos com conceito quatro (muito bom), o que atesta a seriedade dos investimentos na qualidade de nossos programas de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o diretor, acrescentando que “os nossos acadêmicos e candidatos ao Vestibular contam aqui, além das opções de financiamento como o Fies e o ProUni, com o benefício da Bolsa Rotativa”.

A Bolsa Rotativa equivale ao subsídio, pela própria instituição, de cinqüenta por cento da semestralidade. “E o mais atrativo é que o formando só começa a pagar os outros cinqüenta por cento após um ano da conclusão do curso, através de parcelas mensais”, explica Aparício. As Bolsas Rotativas valerão para o curso completo, bastando apenas que o acadêmico, em cada final de período, faça o aditamento do contrato, confirmando sua rematrícula. Acessando o Edital do Vestibular, no site www.fimca.com.br, os interessados podem ver quais os cursos cobertos pelo benefício da Bolsa Rotativa e os valores mensais e semestrais de cada curso.

Mercado aquecido

O vestibular de meio de ano é ideal para a retomada dos estudos por parte daquelas pessoas que estão fora da sala de aula há algum tempo. A concorrência é menor porque não tem estudantes concluindo o ensino médio, como ocorre no final de ano. Um levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria coloca o Brasil em último lugar em um grupo de 36 países, ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Divulgados no último mês de abril, os números se referem a 2008 e derivam de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A conclusão é de que apenas 11% dos brasileiros nesta faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da Organização, a média (28%) é mais do que o dobro do percentual brasileiro.

Com o crescimento econômico nacional acelerado, principalmente em Rondônia e na região, aqueles que já concluíram o ensino médio e se encontram parados em termos educacionais, já perceberam que os órgãos públicos e as empresas públicas e privadas estão ampliando o número de vagas e postos de trabalho para quem tem formação acadêmica superior. Em nível regional essa qualificação tem sido cada vez mais exigida, tanto no que se refere à graduação quanto à formação continuada, com cursos de capacitação e especialização. “O vestibular unificado da FIMCA/METROPOLITANA é uma oportunidade única e real para a retomada dos estudos para quem quer disputar as melhores vagas no mercado de trabalho”, alertou o médico Aparício Carvalho.

Fonte: Sergi Mello
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)