Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 - 22h34
Os alunos de 76 escolas municipais urbanas de Porto Velho voltaram às salas de aula nesta quinta-feira (7) para o início do ano letivo de 2008. Nas demais escolas, incluindo as que atendem a educação infantil, as aulas iniciam no dia 25 de fevereiro. "Para a maior parte dos nossos alunos, o ano letivo iniciou nesta semana", ressalta a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
Apesar do período de chamada escolar já ter terminado, a Semed ainda está fazendo o encaminhamento de alguns alunos que até o final de janeiro solicitaram vaga ou transferência dentro da rede. A previsão é de atender cerca de 43 mil alunos neste ano. Cerca de quatro mil a mais que no ano passado.
Para garantir o atendimento, além de construir novas escolas, a exemplo da Elenilson Negreiros", no bairro Socialista, da "Encanto do Ipê", no São João Batista e da "Pequeno Polegar", no Mocambo, que serão inauguradas ainda este mês, também estão sendo alugados prédios e formalizados convênios com instituições filantrópicas e comunitárias. "Os alunos atendidos nessas escolas têm os mesmos benefícios que os demais, como merenda, uniforme e material escolar, e as instituições recebem um auxílio financeiro para se manter sem precisar cobrar mensalidade dos alunos. Esta tem sido uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho desde o início de sua administração", esclarece a secretária Epifânia.
Área rural
O ano letivo de 2008 na área rural de Porto Velho inicia com a construção de mais duas escolas em parceria com a comunidade: uma na Bacia Leiteira, para atender a aproximadamente 30 alunos e outra na Linha 9, na Associação Taquara, em Abunã, com 58 alunos.
A Semed também está reativando a escola Valdecir Teixeira, na Linha 101 da BR-364, onde serão atendidos mais 48 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 29 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Campo.
Outra novidade para este ano é a desativação das escolas com até 15 alunos matriculados e o remanejamento desses alunos para escolas maiores. Com a medida, escolas como a Nilo Peçanha, no km 56 da BR-364, que tinha nove alunos, e a Dr Sebastião de Paula, no Ramal Zeca Gordo, com seis alunos, serão desativadas. Os alunos dessas duas unidades serão remanejados para a escola Valdecir Teixeira, na Linha 101. "Os alunos das escolas que forem desativadas serão atendidos com transporte e terão vaga garantida na escola mais próxima. O dinheiro que gastaríamos para pagar professores e manter essas escolas funcionando será investido em melhorias nas demais escolas", destaca a diretora do Departamento de Educação (DE) da Semed, Julsira Almeida Carvalho.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)