Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Iniciadas as aulas na rede municipal de Porto Velho


Os alunos de 76 escolas municipais urbanas de Porto Velho voltaram às salas de aula nesta quinta-feira (7) para o início do ano letivo de 2008. Nas demais escolas, incluindo as que atendem a educação infantil, as aulas iniciam no dia 25 de fevereiro. "Para a maior parte dos nossos alunos, o ano letivo iniciou nesta semana", ressalta a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.

Apesar do período de chamada escolar já ter terminado, a Semed ainda está fazendo o encaminhamento de alguns alunos que até o final de janeiro solicitaram vaga ou transferência dentro da rede. A previsão é de atender cerca de 43 mil alunos neste ano. Cerca de quatro mil a mais que no ano passado.

Para garantir o atendimento, além de construir novas escolas, a exemplo da Elenilson Negreiros", no bairro Socialista, da "Encanto do Ipê", no São João Batista e da "Pequeno Polegar", no Mocambo, que serão inauguradas ainda este mês, também estão sendo alugados prédios e formalizados convênios com instituições filantrópicas e comunitárias. "Os alunos atendidos nessas escolas têm os mesmos benefícios que os demais, como merenda, uniforme e material escolar, e as instituições recebem um auxílio financeiro para se manter sem precisar cobrar mensalidade dos alunos. Esta tem sido uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho desde o início de sua administração", esclarece a secretária Epifânia.

Área rural

O ano letivo de 2008 na área rural de Porto Velho inicia com a construção de mais duas escolas em parceria com a comunidade: uma na Bacia Leiteira, para atender a aproximadamente 30 alunos e outra na Linha 9, na Associação Taquara, em Abunã, com 58 alunos.

A Semed também está reativando a escola Valdecir Teixeira, na Linha 101 da BR-364, onde serão atendidos mais 48 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 29 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Campo.

Outra novidade para este ano é a desativação das escolas com até 15 alunos matriculados e o remanejamento desses alunos para escolas maiores. Com a medida, escolas como a Nilo Peçanha, no km 56 da BR-364, que tinha nove alunos, e a Dr Sebastião de Paula, no Ramal Zeca Gordo, com seis alunos, serão desativadas. Os alunos dessas duas unidades serão remanejados para a escola Valdecir Teixeira, na Linha 101. "Os alunos das escolas que forem desativadas serão atendidos com transporte e terão vaga garantida na escola mais próxima. O dinheiro que gastaríamos para pagar professores e manter essas escolas funcionando será investido em melhorias nas demais escolas", destaca a diretora do Departamento de Educação (DE) da Semed, Julsira Almeida Carvalho.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

 A advogada Mileni Mota Rolim de Moura lançou ontem, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, seu primeiro livro solo intitulada Entre Ni

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Coordenadoria Rondônia marcou presença na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025 co

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Com diálogos afiados e situações hilárias, a comédia TROCA-TROCA chega ao Distrito Federal para três apresentações imperdíveis: no dia 11 de julho,

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

A Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) encerrou, no último sábado (14), a segunda edição da Mostra de Teatro da Escola Livre de Teatro Wankabuki.

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)