Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Inicia II Seminário de Patrimônio Cultural de Porto Velho


 
A Fundação Cultural de Porto Velho realizou com sucesso a segunda edição Seminário de Patrimônio Cultural, com o tema: “Juntos pela preservação de nossa história”. O evento teve o objetivo de junto com a sociedade civil organizada, discutir os vários aspectos da questão patrimonial e obter diretrizes para uma legislação municipal de patrimônio cultural.

Segundo o presidente da Funcultural, Antônio Jorge, o seminário teve como missão exercer a difícil tarefa de buscar a identidade de Porto Velho e preservar um patrimônio que vai traduzir a identidade do povo e da cidade. “Estamos fazendo história, vamos participar da feitura desta carteira de identidade da cidade, identificar uma capital da região Norte que tanto teve e ainda tem importância para o nosso país. Quero agradecer ao prefeito Mauro Nazif por dar total apoio para a cultura de Porto Velho. Vamos conhecer mais de perto a nossa história”, afirmou ele.

O seminário contou com parcerias como o Fórum de Patrimônio Municipal, Iphan, Unir e sociedade civil organizada. A colaboradora, Doutora Aline Montenegro Magalhães, representante do Instituto Brasileiro de Museus, trouxe reflexões sobre estudos realizados pelos Ibram. “É importante esse seminário para perceber o desejo de memória que a população tem, pois, não adianta fazer museus e preservar as coleções e achar que tudo já está pronto. É preciso um trabalho contínuo de educação e participação da sociedade e poder público”, explica a doutora.

Marcelle Pereira representante da Unir, trabalhou a questão do patrimônio cultural e a sua identidade e contemporaneidade. “Nossa cidade vive hoje problemas sérios quanto ao patrimônio, sua conservação e gestão. Vamos viabilizar e discutir sobre isso e ter uma legislação que será mais uma ferramenta para que a Prefeitura e população possa usar para cuidar do patrimônio”, comenta Marcelle.
O convidado Deyvesson Israel Alves Gusmão discorreu sobre a experiência de Rio Branco quanto ao seu patrimônio cultural. “Queremos contribuir apontando princípios e diretrizes aplicadas em Rio Branco, Acre e ver se são cabíveis aqui. No acre temos uma sinergia entre as instituições de cultura”, disse.

Durante a programação aconteceram também os grupos de trabalho dentro de três eixos temáticos sobre Patrimônio Cultural: Identidade, Contemporâneo e Identidade Amazônica. Os grupos tratam sobre Gestão do Patrimônio Cultural, Processo de Tombamento e Registro de patrimônios Culturais- Inventário de bens. Aplicação de Penalidade: Regras de proteção e conservação de bens tombados e registrados.

Também colaboraram Aline Montenegro Magalhães do Ibram, Berenice Tourinho reitora da Unir, Marco Antônio Domingues Teixeira, Universidade federal de Rondônia, Diego Dionísio, pesquisador de São Paulo e Flávio Morais.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)