Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

IFRO fecha 2010 com mais de 150 bolsas de pesquisa


 
O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) fechou o ano de 2010 com mais de 150 bolsas de pesquisa concedidas. O número é superior a outras instituições públicas de ensino do Estado. Uma mostra que o Instituto pretende ser referência também no desenvolvimento científico e social da região.

Segundo o Reitor Raimundo Vicente Jimenez “o Programa Pesquisador Iniciante, atualmente com 152 bolsas implantadas, constitui um relevante salto na formação científica de nossos alunos. Com isso, vamos preparar a geração futura para, além da descoberta científica, gerar conhecimentos e produtos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

“Já podemos comemorar que o IFRO é a Instituição em Rondônia com o maior número de bolsas de pesquisa, podemos comemorar que a maioria dos nossos professores são novos na Instituição e estão muito envolvidos com a pesquisa, é por isso que o nosso futuro será muito promissor”, afirma o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Artur de Souza Moret.

“Esse número é grandioso para o IFRO, 9% dos nossos alunos têm bolsa de pesquisa”, completa o Pró-Reitor. Se comparado à UNIR (Universidade Federal de Rondônia), que tem dez mil alunos e 150 bolsas, a porcentagem é de 1,5%.

A expectativa é que, pelo número de projetos em andamento, pela diversidade temas e o número de pesquisadores envolvidos, o IFRO ocupe espaço tanto na pesquisa, quanto na importância e interferência em políticas públicas em implantação.

A Instituição - Criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFRO é uma instituição pública e gratuita que compõe a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Pelo que representa no Estado de Rondônia, formação técnica de qualidade no ensino médio e graduação, tem se apresentado para os órgãos de fomento como uma Instituição com grande potencial para desenvolver pesquisa”, explica o Pró-Reitor.

O Programa de Pesquisador Iniciante começou em 2009, com 20 bolsas, sendo15 para o Ensino Médio e cinco para graduação. Ao solicitar as bolsas, que são demandadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ficou demonstrado que “o perfil do IFRO é importante, Rondônia é importante, nossos docentes estão comprometidos com a pesquisa”. “Apresentamos para o CNPq que também estávamos investindo com recursos próprios para a pesquisa no IFRO. O CNPq entendeu e nos concedeu 12 bolsas PIBIT e mais 120 bolsas de PIBIC Junior. Portanto, finalizamos o ciclo 2010/11 com 152 bolsas de pesquisa”, completa Moret.

Moret também explica que existem diferenças entre as bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concedidas pelo IFRO e pelo CNPq: PIBIC - para alunos de graduação; PIBIT - Iniciação Tecnológica/alunos Graduação; PIBIC Junior - para alunos de Ensino Médio; e PIBIC EM - alunos de Ensino Médio.

A linha que vem norteando o trabalho científico do Instituto é de que se auxilie na formação dos alunos e que, também, os professores tenham suas pesquisas fomentadas. Segundo Moret, “os alunos pesquisadores contribuem de maneira definitiva com a pesquisa do professor. Um ciclo importante para a Instituição se inicia envolvendo o ensino, a pesquisa e a produção da pesquisa. Com isso, novas atividades se avizinham, tais como: produção de livros, publicação de artigos, pós-graduação e extensão com a sociedade”.

Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)